domingo, 2 de Novembro de 2025  10:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-09-2012

Aveiro: Quercus apela ao Reitor da UA para que repense localização do Parque da Ciência.


A Quercus escreveu ao Reitor da Universidade de Aveiro sobre o Parque da Ciência e Inovação. Pede ao responsável da administração ...

A Quercus escreveu ao Reitor da Universidade de Aveiro sobre o Parque da Ciência e Inovação. Pede ao responsável da administração que “pondere bem todo este processo, nomeadamente quanto à falta de estudos de locais alternativos, e também quanto à formação e motivações de todos aqueles que se juntaram nessa parceria público-privada”.

Volta a formular uma questão à liderança do consórcio que está a desenvolver o Parque da Ciência e Inovação. “Como é possível a Universidade de Aveiro estar envolvida num empreendimento privado cujo estudo de impacto ambiental não se debruça sobre nenhum local alternativo, como, aliás, é obrigatório por lei?”.

João Paulo Pedrosa assina uma carta dirigida a Manuel Assunção salientando que da Academia “espera-se algo de pedagógico em termos da relação do Homem com o Ambiente, mas também de respeito pelas pessoas, de transparência e de honestidade”.

Estranha a ausência da UA nos fóruns de debate sobre o PCI e na carta aberta disponibiliza-se “para qualquer reunião de trabalho, com visita ao local em causa, de forma a agilizar o processo de fixar o Parque de Ciência e Inovação em sítio com muito menor impacto ambiental e social”.

A Quercus considera que a empresa PCI “tem avançado de forma pouco clara em todo o processo” e acusa mesmo os promotores de usarem “argumentos falsos de forma a justificar esta obra”.

Apesar de não ter concretizado até hoje a intenção de intentar uma providência cautelar, o responsável da Quercus reafirma a intenção de “avançar em várias frentes de forma a ajudar a defender o nosso património natural e a proteger os solos agrícolas”.

Para os ambientalistas, a construção do PCI na Coutada e nos terrenos que fazem a ligação ao campus universitário “será a maior asneira ambiental que se quer fazer em todo o distrito de Aveiro, não pela ideia de um parque deste género que, além do mais, tem pouco de inovador, pois existem vários em Portugal e um pouco por todo o mundo, mas devido à localização escolhida”.

Justifica posição considerando que a infraestrutura prevista vai exercer “enorme pressão” no habitat junto à Ria, considerando que os terrenos agrícolas são de boa qualidade e que o equipamento “causa um forte impacto social” devido ao processo de expropriações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®