domingo, 2 de Novembro de 2025  05:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-09-2012

Produção argentina vence “Arouca Film Festival”



“Luminaris”, do argentino Juan Pablo Zaramella, arrebatou a “Lousa de Ouro”, conquistando, assim, a 10.a edição do “Arouca Film Festival”, que decorreu no passado fim-de-semana, no Cinema Globo D’Ouro, em Arouca.
Assinale-se que, o Prémio Nacional do certame foi para o filme “Directo”, de Luís Alvarães e Luís Mário Lopes. O espanhol Lucas Figueroa, com “Prologo”, venceu o Prémio Internacional”. E o Prémio do Público foi atribuído a “Fly – Último Adeus”, do português Tiago Martins.
A melhor Representação foi para Yailene Sierra, protagonista de “La Boda”, de Marina Seresesky, Espanha, que foi considerada a melhor Ficção.
Também do país-vizinho, o filme “Grand Prix”, de Marc Riba e Anna Solanas, foi considerado a melhor Animação. “PT.ES”, do português Pedro Sena Nunes, venceu na categoria de Documentário e “Estátua”, de Carlos Silva, foi o mais votado em Experimental. “Cronofóbico”, de Edgar Ferreira, foi considerado o melhor Videoclip.
Acrescente-se que “Luminaris” ainda venceu o Prémio de Fotografia, enquanto “Son dos Días”, de Andrés Lopetegui, arrebatou o melhor Argumento e “Prologo” a melhor Realização.

Envolvimento local
O Festival de Cinema de Arouca apresentou 37 curtas-metragens e uma longa-metragem, oriundas de Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha e França. E o programa incluiu, ainda, uma exposição de pintura e uma mostra de trilobites do Centro de Interpretação Geológica de Canelas, do Geoparque Arouca.
João Rita, director do Cine-Clube de Arouca, a entidade organizadora, salienta que os objectivos foram alcançados, destacando, nomeadamente, “o envolvimento do público local, e também de alguns grupos”, referindo-se, em concreto, à actuação da banda arouquense “Fly”, no sábado à noite.
Quanto a “visitantes”, considera que, neste aspecto, “tudo correu dentro da normalidade”, tendo registado “algumas presenças” de forasteiros.
Relativamente aos filmes a concurso, o responsável realça que o júri do festival lhe disse que a selecção deste ano tinha sido “das maiores e das melhores em termos de qualidade”.
O Arouca Film Festival “está sedimentado e é para continuar”, considera Rita, realçando que o percurso de uma década já percorrido justifica o esforço empreendido na sua realização.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®