domingo, 2 de Novembro de 2025  19:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-10-2012

Aveiro: Maioria opta por plano municipal para não aumentar impostos



A Câmara de Aveiro optou por pagar as dívidas de curto prazo continuando a aplicar o Plano de Saneamento Financeiro do município, não obrigando a um aumento de impostos, como o IMI e o IRS, o que aconteceria se aderisse ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), lançado pelo Governo.
Para metade do total da dívida de curto prazo, reclamada por uma entidade do sector empresarial estatal, a autarquia tem um plano de pagamento específico que, segundo o vereador das Finanças, Pedro Ferreira, “retirará Aveiro das listas da Direcção Geral das Autarquias Locais e do Tribunal de Contas”, concretamente do ‘top’ 50 das más pagadoras. Ao autarca adiantou que o município já tem um prazo médio de pagamento inferior a 220 dias. O vereador disse ainda que espera o reequilíbrio das contas até 2016.
Do total das dívidas de curto prazo, 80 por cento são a 15 entidades, apenas três de Aveiro - “logo não apoiaríamos a economia local”, alegou o vereador. Mas a decisão surpreendeu os socialistas e Ana Vitória, ex-vereadora das Finanças. “Fico sem palavras. O executivo tomou a decisão sozinho num assunto tão fundamental. É extremamente grave dada a situação em que a Câmara se encontra, de desequilíbrio orçamental”.
Os socialistas esperavam a adesão ao PAEL pelo facto da autarquia se encontrar em “ruptura financeira” e ser “das mais endividadas do país”. Não aderindo, a Câmara desperdiça “condições óptimas”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®