domingo, 2 de Novembro de 2025  21:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-11-2012

Entrevista a Manuel Assunção: UA não se revê na maioria dos projectos do Parque da Sustentabilidade



Como tem sido a relação com a região e a cidade?
Está a decorrer muito bem. A relação entre a CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) e a UA é considerada exemplar e é, por isso, caso de estudo do Observatório do QREN. Queremos, claro, fazer mais e melhor e vamos assinar um protocolo de cooperação, “Melhor Cooperação, Mais Futuro”, com um enorme leque de programas: incubadora em rede, preparação para o novo programa-quadro, Grupo de Acção Costeira, Parque da Ciência e Inovação, divulgação em ciência, entre outras.
Com S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis as coisas também estão a correr bem e com Águeda a relação está mais do que consolidado. Já com Aveiro a relação tem sido menos profícua. O Parque da Sustentabilidade começou torto, ainda no tempo da anterior reitora, porque houve convites a professores individuais e não um desafio à UA. Entrámos no projecto porque precisávamos da oportunidade para salvar a “Fábrica”, porém, a Comissão de Acompanhamento prevista nunca funcionou, pelo que não nos revemos na maioria das soluções adoptadas, as quais nunca foram discutidas connosco.

Mas tem consciência que o nome da UA tem sido muitas vezes usado, pela maioria PSD-CDS/PP que governa a Câmara de Aveiro, para validar os projectos do Parque da Sustentabilidade?
O parque foi uma soma de projectos mas não constituiu uma abordagem integrada, participada e discutida pelos parceiros. Portanto, a UA, no essencial, tratou do projecto da “Fábrica”, mas sobre os outros projectos não foi tida nem achada.

E noutras áreas, tem conseguido manter diálogo com a Câmara de Aveiro?
Também noutras áreas não houve desenvolvimentos. A relação pessoal é a melhor possível e tenho sido muito bem tratado pelo senhor presidente e pelos senhores vereadores. Mas tenho às vezes a sensação que, mau grado a gentileza dos autarcas aveirenses para comigo e para com a UA, a cidade no seu todo não percebeu ainda, profundamente, o que significa ter nela uma universidade como a nossa.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®