domingo, 2 de Novembro de 2025  21:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-11-2009

Comissão de Moradores de Santiais mantém luta contra traçado do TGV.


A Comissão de Moradores de Santiais, no concelho de Estarreja, continua a lutar contra o traçado do TGV que irá atravessar a freguesia ...

A Comissão de Moradores de Santiais, no concelho de Estarreja, continua a lutar contra o traçado do TGV que irá atravessar a freguesia de Beduído. Queixam-se dos impactos negativos que o actual traçado irá provocar na freguesia, uma vez que irá levar à demolição de oito habitações e de uma fábrica, para além de atravessar duas explorações agrícolas. Américo Soares diz que os populares não estão contra o TGV e sugerem uma alteração ao traçado.

“Não me parece que fosse inviável, de todo, passar o comboio para cerca de 1,5 quilómetros mais a nascente. Desta forma, a linha iria apanhar o traçado inicial junto à saída da auto-estrada, em Estarreja. Passaria por uma zona florestal, que também traria implicações a nível ambiental, mas ajudava a reduzir os impactos ao nível do ruído que, no futuro, irão atingir as populações”, explicou Américo Soares.

A comissão, que representa cerca de 600 moradores, também se manifestou contra o Estudo de Impacto Ambiental e já fez chegar a sua contestação à Agência Portuguesa de Ambiente. Américo Soares reitera a necessidade de apoio das autarquias para a comissão conseguir levar a cabo a alteração do traçado.

“Para podermos avançar mais na nossa contestação, precisamos do apoio das nossas autarquias. A nossa capacidade de lobby não se assemelha à que houve no caso do aeroporto. Não temos capacidade nem dinheiro, por isso, para passos mais decididos precisamos do apoio da câmara”.

A comissão de moradores contesta o actual traçado do TGV, no concelho de Estarreja, sugerindo um desvio para nascente e promete continuar a luta.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®