domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-11-2009

Estarreja diz que TGV a poente da A1 coloca em risco plataforma logística.


A Câmara de Estarreja diz que o traçado B proposto pela RAVE para o TGV coloca em risco a plataforma logística que se encontra ...

A Câmara de Estarreja diz que o traçado B proposto pela RAVE para o TGV coloca em risco a plataforma logística que se encontra presentemente a ser submetida a um plano de pormenor. O investimento, junto à A1 e à A29, “poderá ser inviabilizado de forma irreversível caso avance a Solução B” a poente da A1. Em termos de ordenamento de território, o relatório da autarquia considera superficial e redutora a classificação de impacto “Pouco Significativo”, num contexto de revisão do PDM de Estarreja e de outros instrumentos de planeamento estruturantes que não tiveram em conta o corredor do TGV. Na opinião dos serviços de planeamento e urbanismo, mesmo que se venha a optar pela solução menos má, “não deverão haver medidas de minimização suficientes que compensem, de forma eficaz, os efeitos perversos que (a passagem do TGV) provocará no concelho de Estarreja”.

A participação no Estudo de Impacto Ambiental volta a alertar para os efeitos negativos das duas soluções e classifica a solução A, a nascente da A1, como a “menos má”. Qualquer dos traçados trará problemas ambientais, socioeconómicos e de ordenamento, conclui a análise técnica da autarquia emitida na consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) aos corredores da Ligação Ferroviária de Alta Velocidade (TGV) entre Lisboa – Porto (Troço Aveiro – Vila Nova de Gaia). Apesar de tudo, a Solução A (corredor a nascente da A1) é a que se afigura como a “menos má”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro também emitiu, por unanimidade, um parecer na consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental sobre o traçado que irá atravessar cinco municípios da região Oliveira do Bairro, Aveiro, Albergaria, Estarreja e Ovar.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®