domingo, 2 de Novembro de 2025  16:00
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-11-2009

Câmara aprova orçamento de 53 milhões de euros para 2010.


O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD e com a abstenção dos vereadores do PS, o Plano de ...

O Executivo Municipal de Ílhavo aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD e com a abstenção dos vereadores do PS, o Plano de Actividades e um Orçamento de 53 milhões e 400 mil euros com um valor de 37 milhões de euros dedicados ao investimento. A conclusão de investimentos de dimensão relevante faz de 2010, segundo a autarquia, um ano extraordinário. A despesa de funcionamento da CMI representa 33,8% do Orçamento englobando já o pessoal não docente. Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo e Centro Comunitário da Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, a modernização do Parque Escolar e a activação do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré são algumas das obras destacadas.

A maioria PSD considera que “as opções assumidas para o ano 2010 nas Grandes Opções do Plano, no Orçamento e no Mapa de Pessoal da CMI, estão devidamente enquadradas nos objectivos do mandato e exigem uma gestão autárquica equilibrada entre o realismo e a ambição, a sustentabilidade dos investimentos e dos serviços prestados, e o aproveitamento da extraordinária oportunidade dos Fundos Comunitários do QREN”.

Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, considera ainda que se trata de um orçamento sustentável e na declaração de voto a este orçamento disse que a maioria esta “determinada em gerir bem e em ter sucesso nesta fase delicada e importante”. Lembrou que este ano, e no que toca a receitas, há o montante previsto do FEDER que é ligeiramente superior ao de 2009, para além “da previsão que temos que estas verbas cheguem, ao contrário do que aconteceu no ano passado”.

Os vereadores do PS abstiveram-se na votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010. José Vaz entende que “as grandes opções para 2010 continuam a traduzir a incapacidade do município em dar cumprimento às principais metas que vem traçando nos últimos anos, uma vez que muitas delas continuam a ser uma bandeira para 2010. Continuamos a verificar um empolamento das receitas, onde o caso mais destacado é a verba incluída para a alienação de terrenos. Prova-se com este empolamento a fantasia dos números e situação que ser deverá verificar em 2010”, disse José Vaz, criticando o facto de a maioria apresentar um orçamento superior em 4% ao do ano passado, uma vez que, e atendendo às condicionantes que o País atravessa, a tendência fosse para apresentar um orçamento mais realista.

Os vereadores socialistas garantiram ainda que irão ficar atentos à execução deste plano e orçamento, ficando a aguardar pela prestação e contas que deverá ser apresentada a meio do próximo ano.

De referir que este orçamento para 2010 prevê uma verba de 1,6 milhões de euros para a área dos serviços de administração geral e organização intermunicipal, já a educação contará com uma verba de 9,6 milhões de euros. A acção social tem prevista uma verba de 528 mil euros, a habitação 85 mil euros e o ordenamento do território conta com 196 mil euros. De destacar ainda os 2,5 milhões de euros para a regeneração urbana de Ílhavo, e 1,9 milhões de euros para saneamento. A área dos resíduos sólidos urbanos é contemplada com 4,5 milhões de euros e a cultura com quase cinco milhões de euros.

O Executivo Municipal aprovou a manutenção do valor das Taxas Municipais para o ano de 2010, sendo apenas excepção a essa regra, a taxa aplicada às esplanadas por utilização de espaço público (com uma significativa redução) e as taxas de consumo de energia do Parque de Campismo da Barra.

Foi também aprovado o prolongamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos de venda ao Público e de prestação de serviços para a época de Natal/ Ano Novo, determinando que os estabelecimentos poderão funcionar ininterruptamente, sem prejuízo dos direitos dos trabalhadores, de 22 de Novembro a 24 de Dezembro de 2009 e de 26 de Dezembro de 2009 a 01 de Janeiro de 2010.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®