domingo, 2 de Novembro de 2025  16:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-11-2009

Certificação é prioridade para os produtores florestais.


A Floresta é um sector importante para a região do Baixo Vouga e a certificação é um passo importante para os produtores garantirem ...

A Floresta é um sector importante para a região do Baixo Vouga e a certificação é um passo importante para os produtores garantirem melhor acolhimento junto das empresas consumidoras. Luís Sarabando, da Associação Florestal do Baixo-Vouga, lembra que o encontro de hoje, em Aveiro, para debater a certificação, conta a participação de empresas da indústria da celulose num diálogo fundamental na relação com os produtores.

“A questão da certificação tem a ver com uma perspectiva de manter a qualidade e com as exigências dos clientes para o fornecimento de pasta e papel certificado. Essa certificação só é possível quando a madeira tem uma origem certificada. É fácil hoje em dia vermos quase todas as empresas de serviços a quererem ver os seus serviços qualificados”, disse Luís Sarabando.

A Associação Florestal do Baixo-Vouga alerta ainda para os riscos de incêndio e os prejuízos que daí podem advir. “Se tivermos uma floresta abandonada, sujeita a um risco de incêndio muito grande, temos uma floresta feia. Isso afasta as pessoas e leva, muitas vezes, a uma desertificação dessas zona. E temos muitas localidades da nossa região ligada à produção florestal, havendo por isso a preocupação para que este recurso não desapareça”, acrescentou Luís Sarabando.

Encontro sobre certificação esta quinta-feira em Aveiro. Os trabalhos decorrem no Centro de Congressos a partir das 14h30.

Os administradores dos três grandes grupos industriais associados à fileira florestal vão estar presentes: Grupo Portucel Soporcel, Altri e Sonae.

Porquê a Certificação Florestal?” É a pergunta a que vão tentar responder os intervenientes nos dois painéis. O primeiro, com início marcado para as 14h30, vai dar “A perspectiva da Indústria”, através das intervenções dos administradores dos grupos Portucel Soporcel, Altri e Sonae. “A produção florestal e as políticas do sector” é o tema do segundo painel, agendado para as 15h45, que vai contar com a participação de dirigentes da Associação para a Certificação Florestal do Baixo Vouga, Forestis e da Autoridade Florestal Nacional.

Os mercados do sector florestal valorizam e impõem os produtos provenientes de gestão certificada, o que obriga os proprietários a responderem a esta exigência. A certificação é uma oportunidade de melhorar a gestão florestal e de gerar mais-valias económicas, sociais e ambientais para a região.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®