domingo, 2 de Novembro de 2025  16:06
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-12-2009

Universidade já produz energia para consumo próprio.


A Universidade de Aveiro já produz energia para consumo próprio, desde o passado dia 30 de Novembro, em regime de micro-geração. Ao ...

A Universidade de Aveiro já produz energia para consumo próprio, desde o passado dia 30 de Novembro, em regime de micro-geração. Ao todo são 920 os painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, que foram implementado no âmbito do Programa «Eficiência Energética na UA», um projecto co-financiado pelo Governo.

Esta primeira fase do projecto conta com um investimento de cerca de 700 mil euros e os trabalhos começaram a ser desenvolvidos em Setembro. Três meses depois, os 920 painéis solares instalados no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico e no Departamento de Engenharia Mecânica permitem produzir até 250 kWh, valor equivalente ao consumo médio de dois edifícios da Universidade de Aveiro.

O programa, que conta com um investimento global de 9 milhões de euros (sendo que 6,5 milhões são comparticipados pelo Governo), prevê ainda a instalação de painéis noutros edificios do Campus de Santiago, na zona do Crasto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração. A selecção destes primeiros dois edifícios teve em conta a disponibilidade e acessibilidade das coberturas e a proximidade dos edifícios às redes públicas de distribuição de electricidade.

De acordo com uma nota da Universidade de Aveiro, “o projecto prevê ainda a captação de águas internas para redes de rega e bocas-de-incêndio e a desactivação automática de equipamentos em períodos temporais considerados mortos, a implementação de algumas medidas de correcção dos equipamentos de iluminação exterior e a monitorização de consumos energéticos”.

O Programa «Eficiência Energética na UA» foi implementado ao abrigo de um protocolo, assinado em Junho, entre o Governo e a Universidade de Aveiro, cujo objectivo global é a melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®