domingo, 2 de Novembro de 2025  22:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-01-2010

Câmara quer implementar em breve a Rota do Sal.


A União Europeia aprovou, recentemente, o projecto transnacional Ecosal Atlantis, um projecto que a Câmara Municipal de Aveiro integra e ...

A União Europeia aprovou, recentemente, o projecto transnacional Ecosal Atlantis, um projecto que a Câmara Municipal de Aveiro integra e do qual fazem parte quatro países: Portugal, Espanha, França e Reino Unido. O projecto visa obter um desenvolvimento conjunto, integrado e sustentável do turismo baseado no património cultural e natural dos espaços salineiros do Atlântico.

Na fase anterior, foi delineada uma rota turística com visitas às diferentes marinhas dos quatro países envolvidos e o grande objectivo agora é implementa-la e obter o reconhecimento do Instituto Europeu das Rotas Culturais, como explica Ana Gomes, responsável pela divisão de museus e patrimónios da Câmara de Aveiro: “No âmbito do Interreg IIIB foi criada esta rota composta por vários parceiros, mas não foi implementada. Este Interreg vai permitir dar o salto e implementar a Rota. Fará parte de um circuito internacional, com os respectivos elementos de divulgação associados, como um produto único e comum a estes países. Visa que o visitante tenha um contacto com a produção do sal artesanal das mais diversas especificidades relativamente a cada parceiro”.

Maria da Luz Nolasco, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara de Aveiro, acredita que a implementação deste projecto é uma forma de dinamizar o sal de Aveiro: “O sal de Aveiro é um sal que tem grande notoriedade pela relação com as marés, pelo sol que tem, pelo seu valor de magnésio e é um produto que, hoje em dia, até a alimentação biológica valoriza na confecção de uma gastronomia mais saudável. Neste âmbito, acredito que, desta forma e com estes programas de sensibilização e de cruzamento com outras experiências de outros países, se consiga revalidar o valor deste ingrediente para a humanidade”.

O orçamento do projecto ronda os três milhões de euros, comparticipados em 65% pelo FEDER, e a duração de 36 meses. A Câmara de Aveiro contribui com cerca de 384 mil euros.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®