domingo, 2 de Novembro de 2025  18:58
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-03-2010

Simulacro em escola com “cultura de segurança” detecta falhas nas bocas de incêndio.


Ílhavo assinalou o Dia Internacional da Protecção Civil com a realização de um simulacro na EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto. Neste ...

Ílhavo assinalou o Dia Internacional da Protecção Civil com a realização de um simulacro na EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto. Neste âmbito, foi simulado a explosão de duas caldeiras de aquecimento, com um cenário de dois feridos e os Bombeiros chamados a intervir no local. Para o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Carlos Alberto Mouro, é importante assegurar que as “bocas de incêndio” estejam sempre operacionais, algo que não se verificou no simulacro desta tarde: “O primeiro hidrante, que estava a apoiar a equipa de primeira intervenção de fogo, não tinha água. Foi levantada a hipótese uma torneira estar fechada no interior da escola. Essa torneira tem de estar sempre aberta. O outro hidrante tinha pouca pressão, mas tinha água”.

Paulo Costa, vereador da Protecção Civil na Câmara de Ílhavo elogiou a rapidez de saída da escola, um elemento preponderante nestas situações: “Correu muito bem. Foi conseguido uma coisa fundamental que é o sair rapidamente da escola. O mais importante é sair do local do incêndio. Nota-se que há uma cultura de segurança na escola e que são realizados vários exercícios. Isso é importante porque se amanhã houver um acidente, vão conseguir evacuar tão rapidamente como hoje”.

Júlio Barreirinha, professor na EB 2,3, e que está, também, ligado ao Clube de Segurança da escola, criado há dois anos, já que faz parte da estrutura de comando dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo, elogiou a rápida concentração dos alunos no exterior da escola, fundamental numa situação real: “Os tempos foram excepcionais, desde o exercício de evacuação total da escola, que rondou os quatro minutos desde que a escola avisou a existência de duas situações. Em quatro minutos, a escola ficou com 600 alunos concentrados num ponto exterior. É muito importante esta rapidez para que a escola salvaguarde tudo numa situação real”.

Durante o mês de Março estão previstas várias iniciativas, destacando-se a edição do Manual de Gestão de Combustíveis e Uso do Fogo, reuniões da Comissão Municipal de Protecção Civil e Conselho Municipal de Segurança, lançamento de uma campanha relativa à Protecção de Edificações e Uso do Fogo e a edição 2010 do programa “Woodwatch – De olho na Floresta”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®