domingo, 2 de Novembro de 2025  18:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
18-03-2010

Seminário Internacional de Mobilidade aborda o tema: "A Cidade a Pé".


“A Cidade a Pé” é o tema do Seminário Internacional de Mobilidade Pedonal, organizado pela Câmara de Aveiro, e que decorre durante ...

“A Cidade a Pé” é o tema do Seminário Internacional de Mobilidade Pedonal, organizado pela Câmara de Aveiro, e que decorre durante o dia de hoje no Centro Cultural e de Congressos. Uma iniciativa que surge no âmbito do Projecto Europeu de Mobilidade Active Access, integrado no programa europeu Intelligent Energy Europe. Aveiro é um dos 17 parceiros europeus que integram a rede de cidades promotoras de medidas de mobilidade.

José Quintão, coordenador do projecto, explica que para além das vantagens óbvias, como a redução do trânsito automóvel e os benefícios para a saúde, andar a pé é também uma forma de favorecer o comércio local: “É uma maneira moderna de olhar para uma coisa tão natural como andar a pé. Mesmo quando usamos outros meios de mobilidade, o andar a pé está sempre presente. A ideia é incentivar e encorajar a andar a pé, sobretudo no centro da cidade, como uma forma de aliviar a tensão dos automóveis e para favorecer a saúde pública. Acrescentámos, ainda, um terceiro elemento muito importante que é a utilização do espaço público como um espaço de convívio, formação e cidadania e, assim, estamos a formar melhores cidadãos. Por outro lado, andar a pé irá favorecer o comércio local”.

José Quintão acredita que Aveiro tem boas condições para a circulação pedonal, ao nível de topografia e paisagem, mas admite que os passeios são impróprios para o efeito: “Temos excelentes condições para andar a pé. Primeiro, a dimensão da cidade, depois a topografia e temos, também, uma paisagem urbana interessante. Mas depois temos alguns inconvenientes, nomeadamente os passeios. A ausência ou a insuficiência dos passeios. Um passeio começa a ser razoável para andar a pé quando tem dois metros de largura e, mesmo assim, se lhe pomos um abrigo de autocarro em cima, já estamos a estrangular. Mas mais do que isso, é a continuidade dos percursos. Não adianta ter um bom passeio se depois para fazer o trajecto tem de se passar por vários obstáculos”.

O seminário, onde estarão presentes representantes e especialistas dos diversos parceiros europeus, decorre durante todo o dia no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®