domingo, 2 de Novembro de 2025  05:21
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-05-2010

Maioria PSD/CDS-PP quer concessionar serviços de transporte e mobilidade.


A maioria PDS/CDS-PP da Câmara Municipal de Aveiro perspectiva concessionar, ainda este ano, os serviços de transportes e mobilidade. O ...

A maioria PDS/CDS-PP da Câmara Municipal de Aveiro perspectiva concessionar, ainda este ano, os serviços de transportes e mobilidade. O cenário foi deixado ontem à noite na reunião pública do executivo em que foram aprovadas as contas de 2009 da MoveAveiro.

Segundo referiu o vereador Carlos Santos, o processo de concessão dos serviços da empresa mobilidade irá ser discutido em sede camarária a breve prazo: “Há um desejo antigo em constituir quatro empresas. Uma concessão para os transportes rodoviários, uma para os transportes fluviais, uma para os parques de estacionamento e outra para as BUGAS. A ideia é lançar concursos. Estamos a desenvolver um trabalho que, em breve, iremos apresentar”.

Relativamente às contas de 2009 da Move Aveiro, fica o resultado líquido negativo de um milhão e dois mil euros, o que representa uma diminuição em relação ao ano de 2008, no qual tinham sido registados saldos negativos superiores a dois milhões de euros. Marina Fernandes, chefe do departamento financeiro da Move Aveiro, explicou que essa melhoria foi conseguida através de um subsídio à exploração superior a um milhão de euros: “Essa melhoria acontece porque não ano anterior não tivemos transferência pela rubrica de subsídios à exploração. Foi tudo por consolidação com mistura de prejuízos o que nos obriga à lei das empresas municipais que impõe que o município possa cobrir os prejuízos adicionais e custos financeiros que existem nas empresas municipais e em 2008 foi isso que foi feito. Em 2009 tivemos um subsídio à exploração de um milhão e 440 mil euros que nos veio melhorar o resultado. Tivemos, também, um aumento de 7% em relação à MoveBus e 1% em relação à MoveRia”.

Os eleitos pelo PS não deixaram de tecer alguns reparos. O vereador socialista João Sousa considerou, mesmo, que, os números de 2009 não revelam quaisquer melhorias em relação aos números de 2008: “Os números são idênticos aos do ano anterior. Não tem quaisquer melhorias e há uma clara intenção de concessionar os quatro tipos de actividade. Uma empresa que apresente estes resultados com prejuízos daquela forma se vai concessionar, é lógico que as receitas não chegam para cobrir os custos o que vai originar um aumento de tarifas e quem vai pagar serão os munícipes”.

O relatório de contas foi aprovado pela maioria PSD-CDS/PP.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®