domingo, 2 de Novembro de 2025  05:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-12-2012

Aveiro: Professor da Universidade de Gent e escritor moçambicano distinguidos no aniversário da UA.


O professor belga Michel Waroquier, da Universidade de Gent, e o escritor e académico moçambicano João Paulo Borges Coelho são, este ...

O professor belga Michel Waroquier, da Universidade de Gent, e o escritor e académico moçambicano João Paulo Borges Coelho são, este ano, agraciados com o título de doutores “Honoris Causa” pela Universidade de Aveiro, na cerimónia que assinala o 39.º aniversário desta instituição.

A sessão tem início às 15h00 de segunda-feira (17), no auditório da Reitoria, e conta com as tradicionais intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica. Ainda no âmbito das comemorações, a academia oferece à cidade um concerto comemorativo do seu aniversário e de Natal, na Sé de Aveiro, a partir das 21h30.

Serão entregues prémios e bolsas de mérito a 61 estudantes de sucesso da UA, revelado o Prémio João Branco de Investigação em Design e concedido o Prémio Literário Aldónio Gomes. Atribuído em março deste ano, o galardão distinguiu a obra “Duas peças com História(s)”, que inclui “O livro de Simão de Sagres” e “Duas mulheres e um teatro”, da autoria de Armando Nascimento Rosa.

O mais alto título académico será entregue a Michel Waroquier e João Paulo Borges Coelho. José Fernando Mendes, Vice-reitor para a investigação, e Eugénio Lisboa, antigo docente no Departamento de Línguas e Culturas, e também ele Honoris Causa pela UA, são os padrinhos dos homenageados.

A cerimónia é palco ainda da assinatura de dois protocolos de parceria. O primeiro com José Moças - um homem que se tem dedicado a pesquisar, descobrir e recolher o espólio do fado espalhado pelo Mundo - para a doação da sua coleção à UA. O arquivo fonográfico da UA vai assim acolher 4500 discos a 78 rpm, gravados entre 1900 e 1950, de música portuguesa, mas sobretudo, de fado.

Um segundo documento será formalizado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA para a iniciação de projectos e consolidação de ações de colaboração em curso.

Os festejos prosseguem, a partir das 17h30, na Livraria da UA, com o lançamento do livro “Acta Est Fabula Memórias – I – Lourenço Marques (1930 – 1947) ”, da autoria de Eugénio Lisboa. O novo livro de uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, retrata as vivências do autor na cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, nas décadas de 30 e de 40 do século XX. A obra é apresentada por Jorge Martins, o seu primeiro editor e um amigo de longa data.

À noite, pelas 21h30, na Sé de Aveiro, realiza-se o concerto de Aniversário e de Natal. A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta-se em palco, acompanhada pelos solistas Isabel Alcobia (soprano), Fernando Guimarães (tenor), Nuno Dias (baixo) e Nuno de Araújo Pereira (barítono) e pelo coro do Departamento de Comunicação e Arte da UA. Dirigidos pelo maestro António Vassalo Lourenço, os músicos interpretam a peça “A infância de Cristo”, do compositor francês Hector Berlioz. O espetáculo tem entrada livre.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®