domingo, 2 de Novembro de 2025  05:45
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-01-2013

Estudo sobre erosão costeiraalerta para lixeira de Maceda



Uma investigação orientada pelos departamentos de Geociências, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro conclui que a erosão prevista para a costa entre Ovar e S. Jacinto deve obrigar à monitorização da superfície submersa e da lixeira de Maceda. O estudo foi desenvolvido por Paulo Correia Silva para conclusão do Mestrado em Ciências do Mar e das Zonas Costeiras, e teve por base o arquivo de fotografias aéreas da costa que o Instituto Nacional da Água compilou em 1958, 1970, 1998 e 2010.
A conclusão defende que o território analisado “mostra uma taxa de erosão de cerca de quatro metros por ano em Maceda e taxas de acreção que alcançam os 11 metros anuais em S. Jacinto”, sendo que “projecções futuras demonstram que, em algumas zonas, a linha de costa poderá recuar 80 metros em 20 anos”, nomeadamente em Maceda, com a devastação de “hectares de floresta”. Segundo o mesmo estudo, a evolução no desenho da linha de praia tem sido influenciada pela existência de “estruturas humanas como os esporões utilizados para proteger o porto de Aveiro e as áreas urbanas do Furadouro e da Torreira”, que, acumulando areia nas zonas a norte, esvaziam dela as praias a sul.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®