domingo, 2 de Novembro de 2025  07:53
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-01-2013

O "Portugal novo" de Ribau Esteves



Um Estado “mais barato” e “mais eficiente” mas sem descurar, ao mesmo tempo, a “proximidade” aos cidadãos. Este é o modelo que o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) ontem defendeu na conferência “A reforma do Estado e o futuro da região de Aveiro”, que inaugurou um ciclo organizado pelo Diário de Aveiro, Escola Profissional de Aveiro e Associação Comercial de Aveiro.
O autarca de Ílhavo alertou para a necessidade de “construir um Portugal novo” que permita assegurar a “sustentabilidade” do país. E este é “o tempo de apresentar propostas”, afirmou, assinalando que a reforma do Estado é “premente”. “A nossa democracia exige que olhemos para o Estado e lhe dêmos uma volta, adaptando-o às exigências do presente”.
Numa longa intervenção de quase duas horas, o ex-secretário-geral do PSD defendeu a “fusão de entidades”, com implicações nomeadamente no poder local, onde deveria ser desencadeada uma “reforma profunda do desenho dos municípios”. Um figurino “mais ousado” permitiria mesmo a redução das actuais câmaras a “metade” e o fim das juntas de freguesia. Por sua vez, seria criada a figura do vereador das freguesias, sugeriu.
Não sendo o momento propício para a regionalização, Ribau Esteves propôs, por outro lado, a “integração” de diversas entidades nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional. O Governo PSD/CDS, porém, “optou por centralizar” vários serviços regionais, lamentou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®