sábado, 13 de Setembro de 2025  09:20
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Regresso às Aulas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Lave bem as laranjas e os limões. Corte em tiras finas a casca (sem a parte branca) de 1 laranja e de 1 limão para ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-02-2013

Aveiro: Ligação às empresas “faz parte do código genético” da Universidade



A ligação às empresas “faz parte do código genético” da Universidade de Aveiro (UA) e a criação da Plataforma Tecnológica do Mar (PTM), ontem lançada, é um novo contributo para esse desígnio, disse ontem o vice-reitor Carlos Pascoal Neto. “Numa altura de crise e em que é necessário aumentar a competitividade, é importante reforçar essa relação” entre os mundos académico e empresarial, assumiu em declarações ao Diário de Aveiro.
A UA está apostada em constituir plataformas tecnológicas para sectores-chave da economia. Depois da área agro-alimentar, em 2012, segue-se o mar. Porquê o mar?, pergunta o Diário de Aveiro. “Porque é um sector estratégico no nosso país”, responde Luís Menezes, coordenador da PTM.
Atendendo ao seu “elevado potencial”, Portugal “tem de ter um papel de vanguarda” nesta área, exorta o professor do Departamento de Geociências. Há “muitos anos” que a UA olha com interesse para o mar, desenvolvendo uma “investigação de excelência”, pelo que a nova Plataforma não representa um “arranque do zero” mas uma “inovadora” estratégia de trabalhar em conjunto com um número diversificado de parceiros à luz de uma nova “cultura de cooperação empresarial”. A PTM visa “juntar empresários, docentes e investigadores com vista à constituição de uma rede de competências no sector do mar”, explica.
“Todos os governos têm chamado a atenção para a importância deste sector. Agora terá de haver uma definição clara de políticas e passar à prática. Há muito a fazer”, adverte. A resolução de problemas relacionados com os riscos naturais ou a erosão costeira é um dos desafios que os agentes que operam nesta área devem olhar de frente, assinalou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®