domingo, 2 de Novembro de 2025  18:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-03-2013

Presidente do Espaço do Luto lança livro sobre a perda de um filho



“A perda de um filho pelo qual nutríamos um amor profundo é, juntamente com a morte de um irmão gémeo verdadeiro, a experiência mais dilacerante e prolongada que é susceptível de ser vivida”. É assim que José Eduardo Rebelo, professor e investigador (na área da Biologia) da Universidade de Aveiro (UA) e presidente das associações Espaço do Luto e APELO – Apoio à Pessoa em Luto, começa o seu mais recente livro. “Defilhar – Como viver a perda de um filho” será apresentado em Aveiro no próximo dia 6, no Espaço do LUTO (Rua Almirante Cândido dos Reis, 27-B, Aveiro), pelas 17 horas. A sessão conta com a intervenção de Idália Sá Chaves, professora do Departamento de Educação da UA e de Marília Rua, professora da Escola Superior de Saúde da UA e dirigente da APPACDM. A obra é lançada sob a chancela da Casa das Letras, com o preço de capa de 13,90 Euros.

Interesse pessoal
José Eduardo Rebelo viveu um pungente revés pessoal ao perder a esposa e filhas num acidente de viação. Desde então dedica-se ao estudo da temática do luto, nos domínios da saúde, psicologia, cultura e educação. O seu interesse por esta área levou a concluir um Mestrado em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária. Fundou o Espaço do Luto e a APELO, associações que preside, e já lançou três livros. Será possível superar a perda de um filho? Como nos conformamos com o nascimento de um filho deficiente? Ou com a perda de um filho durante a gravidez? E existe luto de um filho toxicodependente? Não há respostas fáceis a estas perguntas, mas com este livro, José Rebelo procura fazer uma viagem pelo “defilhar”, uma palavra nova que procura explicar como se consegue ultrapassar a perda de um filho e que concede uma merecida identidade social aos pais vítimas da perda de uma fatia do seu amanhã. Com uma linguagem simples, sensível e rigorosa, o autor tenta chegar aos pais enlutados, “no túnel denso da sua escuridão e sofrimento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®