domingo, 2 de Novembro de 2025  18:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-03-2013

Universidade de Aveiro: Queimas domésticas causam 30% da poluição atmosférica



A queima de madeira em equipamentos caseiros representa uma “fonte considerável” de emissão de poluentes para a atmosfera. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estima que cerca de 30 por cento das emissões de partículas em Portugal têm origem na queima de madeira a nível doméstico. Este valor tem em conta os dois milhões de toneladas de lenha que os portugueses queimaram em 2010 em lareiras e recuperadores de calor. E a tendência é que, face ao aumento dos preços da electricidade e dos derivados do petróleo, aumente a quantidade de madeira queimada em casa e a poluição.
O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) alerta para perigos para a saúde pública. É que entre as partículas emitidas pela queima doméstica de madeira, inaláveis pela população, foram encontrados “números alarmantes” de compostos cancerígenos e com capacidade de provocarem problemas respiratórios.
“A queima doméstica é uma fonte de poluição que tem vindo a aumentar e que até recentemente tinha sido quase desprezada”, afirma Célia Alves, coordenadora do estudo.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®