domingo, 2 de Novembro de 2025  10:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-04-2013

“Temos a ambição de ser um centro incontornável da investigação em Turismo



Nasceu há 25 a Licenciatura em Turismo da Universidade de Aveiro (UA), germinada no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI. Ao longo dos últimos 25 anos, o passo da UA multiplicou-se também na criação de um Programa de Doutoramento e de um Mestrado em Turismo, mais duas estreias em Portugal. Pelo caminho, a aposta da UA resultou igualmente no lançamento da primeira revista científica da área do turismo, no nascimento da INVTUR e na criação da Bolsa de Inovação em Turismo. Carlos Costa, director do Programa Doutoral em Turismo, e uma das mãos que há um quarto de século ajudou a nascer e a crescer a “escola de Turismo” da UA, não tem dúvidas: “temos hoje projectos de investigação em turismo de topo mundial”.

Diário de Aveiro: Que vontade esteve na origem da criação do curso de Turismo na UA?
Carlos Costa: A Licenciatura em Gestão e Planeamento em Turismo foi criada em 1988 porque, até essa altura, ainda não existia nenhum curso superior universitário na área do turismo. A UA foi pioneira ao ter enveredado por esse caminho. E os resultados estão aí: actualmente existem mais de 80 cursos superiores na área do turismo que atraem mais de 3.000 alunos por ano para esta área. A novidade desta Licenciatura resultou do facto de ter introduzido uma nova abordagem de gestão e planeamento em turismo, em contraposição com as formações tradicionais centradas apenas na hotelaria e restauração.

Hoje, olhando para trás, considera que esse desígnio está cumprido?
Os objectivos definidos na altura continuam a estar no topo da agenda do curso de Turismo da UA. Contudo, esta nossa “escola” tem feito “escola”. Há um número elevado de cursos de turismo espalhados por todo o país que se têm vindo a inspirar na “escola de Turismo” de Aveiro.

E a “escola de Turismo” de Aveiro foi crescendo…
Sim. No início, em 1988, criámos a primeira Licenciatura em Turismo, mas depois disso continuámos a crescer: criámos o primeiro Programa de Doutoramento em 1995; em 2001 criámos o primeiro Mestrado em Turismo; em 2004 lançámos a primeira Revista Científica da Área do Turismo, a Revista de Turismo e Desenvolvimento; organizamos de dois em dois anos a INVTUR, que é a maior conferência de turismo de toda a Península Ibérica e uma das maiores em todo o mundo; organizamos, igualmente de dois em dois anos, a BiT [Bolsa de Inovação em Turismo] onde se divulgam empresas e boas práticas na área empresarial do turismo; temos actualmente a maior produção científica na área do turismo em Portugal; criámos a idtour - unique solutions, que já conta com cinco anos de existência, e que é a primeira empresa spin-off da área do turismo em Portugal onde se faz I&D para o turismo; temos projectos de investigação em turismo de topo mundial.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®