domingo, 2 de Novembro de 2025  05:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-04-2013

Sever do Vouga: Jovens agricultores vão ter acesso a bolsa de terras



Câmara de Sever do Vouga, Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga (AGIM), Fundação Bernardo Barbosa de Quadros e Espaço Visual - Consultores de Engenharia Agronómica assinam esta semana um protocolo para a constituição de uma bolsa de terras para jovens agricultores.
O objectivo é “aproveitar terras que estão abandonadas, dando-lhes um destino para quem tem interesse em explorar a agricultura e torná-la um negócio”, explicou o engenheiro agrónomo José Martino, citado pela Lusa.
A ideia partiu de associações de agricultores em parceria com a autarquia, apostada em rejuvenescer o concelho ao cativar jovens para a plantação do mirtilo.
O microclima local é propício ao cultivo daquelas bagas silvestres. Isso mesmo foi confirmado “há cerca de 20 anos quando uma fundação holandesa decidiu, na sequência de um apoio à companhia leiteira local, fazer experiências com a plantação de mirtilos e outros pequenos frutos”, adiantou à Lusa o presidente da Câmara.
Segundo Manuel Soares, “a agricultura de subsistência, e sobretudo a cultura intensiva de milho, não dava qualquer rendimento aos agricultores”. “Começou a verificar-se que o mirtilo era uma boa fonte de rendimento para as famílias”, apesar de Sever ser um concelho “sobretudo de minifúndio, ao socalco e com terras de pequena dimensão”.
“Muita gente começou a viver da cultura do mirtilo”, acrescentou. Mas o “sucesso” que a cultura do mirtilo conhece no concelho tem de ser alimentado. Havendo “muitos produtores em Sever e em toda a região”, há também jovens agricultores que “estão a regressar às terras mas não têm terrenos”. Daí nasceu a ideia de criar a bolsa de terras, para a qual a Fundação Bernardo Barbosa de Quadros contribui com 45 hectares.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®