domingo, 2 de Novembro de 2025  15:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-05-2013

“Queremos criar a marca ‘Alfaiate de Portugal’”



Ser-se alfaiate é uma actividade de risco ou uma oportunidade? A resposta não é óbvia e precisamente por isso, o IPAM LAb de Aveiro lançou “mãos à obra” e decidiu mapear
a profissão.
O projecto científico, iniciado em Outubro do ano passado, pretendia, explica Irina Saur-Amaral (directora do IPAM LAb Aveiro), “perceber como funcionam os alfaiates” e a conclusão a que chegaram foi a de que não se trata de um sector “parado no tempo”, antes tem no mercado de luxo um “aliado de peso”.
“Há um nicho de mercado, é um serviço direccionado, sobretudo, para a classe média e média/alta, tendo várias profissões a ele associadas, principalmente advocacia e política”, acrescenta Mariana Teixeira, investigadora do projecto.
Não obstante este mercado, que permite alguma sustentabilidade da profissão, as opiniões recolhidas pelo estudo, permitem concluir que a falta de formação técnica e especialista existente pode ser um factor que determine a sua extinção.
“As opiniões que vamos recolhendo dos alfaiates, estes acham que é uma profissão em vias de extinção, devido à falta de formação”, argumenta Mariana Teixeira que, com o avançar do projecto, concluiu, com alguma surpresa, que se trata de uma profissão com alguns jovens.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®