domingo, 2 de Novembro de 2025  15:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-09-2013

Número de trabalhadores portugueses em Espanha caiu 12,4% no último ano



Uma análise dos dados disponibilizados pelo Ministério do Emprego e Segurança Social espanhol demonstra que a queda no número de trabalhadores portugueses é significativamente maior do que a redução no número total de trabalhadores estrangeiros. Salvo excepções pontuais, o número de trabalhadores portugueses tem vindo a cair progressivamente nos últimos anos, depois de ter chegado, antes da crise, a ser o segundo maior entre os cidadãos da União Europeia.
A comunidade de trabalhadores portugueses é já a quinta entre as de cidadãos da UE, depois da Roménia (254 mil), Itália (64,6 mil), Bulgária (51,7 mil) e Reino Unido (53,5 mil). Esta comparação torna-se ainda mais relevante tendo em conta que em 2007 os portugueses representavam cerca de 11 por cento dos trabalhadores da UE em Espanha e actualmente representam apenas cerca de 6,5 por cento.
Em 2007 o número de trabalhadores portugueses registados em Espanha era mais do dobro dos valores atuais com a queda a ser constante mesmo em períodos em que, globalmente, o número de estrangeiros a trabalhar em Espanha até aumentou.
Globalmente, e segundo os dados divulgados, no final de agosto estavam registados a trabalhar em Espanha 1.607.609 estrangeiros, menos 25 mil que em Julho (uma descida de 1,5%) e menos 8,05% que há um ano.
Segundo o Governo, os dados constatam que se mantém a tendência já apontada nos meses anteriores de que a perda de emprego está a afectar com maior intensidade os trabalhadores estrangeiros que os nacionais.
Do total de imigrantes seis em 10 pertenciam a países não comunitários e 605 mil a países da UE. Destacam-se as comunidades romena (247 mil), marroquina (177 mil), equatoriana (96 mil), a chinesa (88 mil) e a boliviana (77 mil).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®