domingo, 2 de Novembro de 2025  18:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-10-2013

Aveiro: Grupo uariadeaveiro promove ciclo de cinema dedicado à Ria.


O Grupo uariadeaveiro promove ciclo de cinema “Fitas na Ria” numa iniciativa em parceria com Cineclube de Avanca e Teatro Aveirense. ...

O Grupo uariadeaveiro promove ciclo de cinema “Fitas na Ria” numa iniciativa em parceria com Cineclube de Avanca e Teatro Aveirense. Procura recentrar o olhar da região na Ria de Aveiro. É uma das primeiras iniciativas do Grupo uariadeaveiro criado há poucos dias. Esta ação é desenvolvida em conjunto com o Cine-Clube de Avanca e o Teatro Aveirense num ciclo de cinema em quatro sessões, com início, esta noite, às 21h30, acompanhadas de debate.

O ciclo é constituído por obras filmadas na Ria, de autores portugueses, como o consagrado Manoel de Oliveira, Alfredo Tropa, Manuel Paula Dias, Vasco Branco ou Manuel Matos Barbosa.

O ciclo de cinema “Fitas na Ria” enquadra-se num conjunto de iniciativas culturais promovidas pelo Grupo uariadeaveiro, criado para congregar o conhecimento produzido na Universidade de Aveiro sobre a Ria, que vai envolver também arquitetura, construção naval e cerâmica, entre outras áreas.

Ou seja, será uma maneira de olhar a laguna, de “ver a Ria através da cultura”, afirma Teresa Fidélis, professora do Departamento de Ambiente e Ordenamento e coordenadora do Grupo uariadeaveiro. Os filmes selecionados foram produzidos entre o final dos anos 50 e a atualidade. “A Caça”, uma curta-metragem de Manoel de Oliveira que obteve uma Menção Especial do Júri da Federação Internacional de Cine-Clubes, em Toulon, é a primeira obra a ser exibida, hoje, a partir das 21h30, no Teatro Aveirense, sala que acolhe todas as sessões.

Depois da sessão haverá debate com António Preto e Anabela Oliveira. Na segunda sessão, a 19 de novembro, passa “A Ria, a Água, o Homem…”, curtametragem de animação de Manuel Matos Barbosa, distinguido com o 1º Prémio na 7ª ATHEMS ANIMFEST 2012, criado com textos de Raúl Brandão e produzido pelo Filmógrafo e pelo Cine-Clube de Avanca, e ainda “Bárbara”, de Alfredo Tropa. No final decorre uma intervenção e conversa com Matos Barbosa.

A sessão de 10 de dezembro será dedicada a cineastas e fundadores do antigo Cineclube de Aveiro, nomeadamente a Vasco Branco e Manuel Paula Dias.

Do artista plástico, escritor e multipremiado cineasta aveirense Vasco Branco, serão exibidos “Gente Trigueira”, “Espelho da Cidade” – obra que mereceu Menção Especial do Júri do Festival de Cannes de Cinema Independente, em 1963, e que motivou o convite ao cineasta para fazer parte do júri daquele festival no ano seguinte – e “O Menino e o Caranguejo”. Na mesma sessão passa ainda “Sal duro sal” de Manuel Paula Dias.

Na última sessão, em data a anunciar, será exibido “Numa Maré de Moliço”, de Alfredo Tropa, produzido em 1966, seguido de uma intervenção proferida pelo realizador e diálogo com a assistência.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®