domingo, 2 de Novembro de 2025  10:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-12-2013

Sever: AGIM garante apoio de fundos para dinamização do Cluster dos Pequenos Frutos.


A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM) viu aprovada uma candidatura submetida ao Sistema de Apoio a ...

A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM) viu aprovada uma candidatura submetida ao Sistema de Apoio a Ações Coletivas do programa COMPETE para a constituição e dinamização do Cluster dos Pequenos Frutos em Portugal. O investimento elegível aprovado ascende a 437 mil euros, sendo que o incentivo aprovado atinge os 349 mil euros.

O Cluster dos Pequenos Frutos vai ser promovido pela Agim e tem como co-promotor o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e como parceiros o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a associação PortugalFoods.

O projeto agora aprovado vai estender-se até junho de 2015 e aborda a área da produção (levantamento e caracterização da cultura da amora, framboesa, mirtilo e groselha); a caracterização da qualidade das cultivares para aptidão agro-indústria; o levantamento das pragas e doenças; visitas de estudo (benchmarking) aos Estados Unidos, Holanda e Itália; workshops com especialistas; encontros de produtores, de técnicos e de comercializadores; elaboração de um boletim técnico; e realização de um congresso nacional do mirtilo.

Quanto à área da comercialização e agro-indústria o cluster vai promover a elaboração e apresentação do plano de negócios para a agro-indústria; um estudo do mercado mundial sobre o potencial de diferenciação e de mercado de produtos alimentares com pequenos frutos; e criação e promoção do centro de conhecimento e inovação em pequenos frutos, a instalar no Vougapark; e um observatório de preços e de mercado.

Finalmente, na área da promoção, o projeto prevê a criação da marca “Umbrella” para os pequenos frutos e seus subprodutos de origem nacional; a promoção do consumo dos pequenos frutos; realização de workshops de culinária e palestras de nutrição.

Sofia Freitas, coordenadora da Agim, destaca a importância da aprovação do Cluster dos Pequenos Frutos. “Este projeto vem contribuir decisivamente para o fortalecimento e competitividade desta fileira que se está a tornar cada vez mais importante para o nosso país, com a vantagem de surgir numa fase de forte investimento privado na produção e comercialização. Este é o momento de lançar as bases do futuro desta fileira e o projeto será fundamental para apoiar a estruturação e organização da produção e para a valorização dos pequenos frutos portugueses no mercado interno e externo, especialmente na Europa”, explica Sofia Freitas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®