sábado, 13 de Setembro de 2025  20:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Regresso às Aulas

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Bavaroise de Laranja e Iogurte

Lave bem as laranjas e os limões. Corte em tiras finas a casca (sem a parte branca) de 1 laranja e de 1 limão para ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-01-2014

Bispo emérito de Vila Real vai hoje a enterrar



Joaquim Gonçalves, natural de Revelhe, Fafe (Braga), faleceu na terça-feira aos 77 anos vítima de ataque cardíaco, informa a agência Ecclesia.
O antigo bispo da diocese transmontana foi substituído por Amândio Tomás, seu coadjutor, a 17 de maio de 2011, cerca de três anos depois de ter sido submetido a um transplante cardíaco, em Coimbra.
Joaquim Gonçalves foi ordenado bispo em 18 de Outubro de 1981 no Sameiro, Braga, sua diocese de origem, cujos seminários frequentou e onde concluiu os estudos de Humanidades, Filosofia e Teologia.
Foi bispo auxiliar de Braga até 1997, ano em que passou a bispo coadjutor de Vila Real, e, entre 1991 e 2011 foi o bispo diocesano de Vila Real.
Joaquim Gonçalves pediu a renúncia, aceite pelo papa Bento XVI, por ter atingido o limite de idade.
Na altura, em declarações à agência Ecclesia, o bispo emérito considerava então que os seus 20 anos à frente da diocese contribuíram para a “instituição de algumas balizas que dinamizaram a vida pastoral” da Igreja Católica em Vila Real.
O funeral do prelado decorre hoje na Sé de Vila Real.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®