domingo, 2 de Novembro de 2025  02:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-01-2014

Marinha recomenda cuidados redobrados junto ao mar por causa do mau tempo



O comandante Alexandre Santos Fernandes salientou que toda a costa Ocidental está sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, esperando-se ondas com oito metros.
“Este agravamento irá manter-se nos próximos dois dias com ondas que podem atingir os 8 metros do quadrante de oeste-noroeste, o que associado às marés vivas vem representar um agravamento do estado do mar no litoral. O máximo será atingido hoje ao final do dia”, disse o comandante.
Por causa da forte agitação marítima, a Marinha alerta a comunidade marítima, em particular a piscatória e náutica de recreio, para que redobre a atenção no cumprimento de todos os procedimentos e regras de segurança no mar.
“A Marinha alerta também para o redobrar de atenção em toda a orla costeira portuguesa, às pessoas que circulem ou tenham a necessidade de se aproximar da costa para não o fazerem de modo excessivo colocando-se em risco. Será de evitar situações de aproximação excessiva à linha de rebentação”, disse, aconselhando ainda a comunidade piscatória e de recreio a permanecer nos portos de abrigo.
O comandante Alexandre Santos Fernandes adiantou ainda à Lusa que às 10:30 de hoje estavam fechadas à navegação nove barras marítimas (Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Póvoa do Varzim, Figueira da Foz e São Martinho do Porto) por causa do mau tempo.
“A barra marítima de Viana do Castelo está limitada a embarcações com comprimento inferior a 30 metros”, informou, acrescentando que a Marinha portuguesa e as autoridades marítimas locais vão continuar a acompanhar a situação.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso vermelho devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros.
O aviso vermelho, que está previsto para situações meteorológicas de risco extremo, vai vigorar entre as 09:00 e as 23:59 de hoje.
O IPMA colocou também hoje os grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso vermelho, devido à agitação marítima com ondas de 10 metros.
Os grupos Central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso vermelho até às 12:59 de hoje devido à previsão de ondas de noroeste de 10 metros, gradualmente diminuindo para seis metros.
O IPMA colocou também o grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo, o segundo menos grave, por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste de sete metros, diminuindo para seis metros até às 17:59 de hoje.
Também a agitação marítima levou o IPMA a colocar a Madeira sob aviso laranja entre as 06:00 de hoje e as 11:59 de terça-feira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®