domingo, 2 de Novembro de 2025  02:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-01-2014

País: Pedro Soares (BE) questiona Governo sobre erosão costeira no litoral aveirense.


Pedro Filipe Soares questiona o Governo sobre a erosão costeira no litoral aveirense e quer saber que medidas vai o Ministério do ...

Pedro Filipe Soares questiona o Governo sobre a erosão costeira no litoral aveirense e quer saber que medidas vai o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia tomar para reparar os estragos resultantes desta vaga causada pela erosão costeira, para proteger as populações em risco e que medidas de fundo e estruturais vai tomar para combater os efeitos da erosão costeira que tem especial incidência no distrito de Aveiro.

No mesmo requerimento, o deputado abordar a extração de areias para pedir contas ao Governo sobre o que diz ser “um negócio”. “Que medidas vai o ministério tomar para garantir que as areias armazenadas e as areias que futuramente serão retiradas da costa pela APA sejam recolocadas na costa em programas de combate à erosão costeira”, questiona, ainda, o deputado do BE.

As zonas costeiras de Ílhavo, Ovar e Espinho mereceram destaque na intervenção do deputado que lembra os avanços do mar na zona do bairro dos pescadores no Furadouro, dando como exemplo o próprio posto de praia da cooperação de bombeiros que terá sido foi afetado. Na Praia da Barra foi arrastado um bar e destruiu um passadiço. Ao longo da costa vários postos foram danificados.

Citando estudos que são conhecidos e que abordam os avanços do mar no litoral aveirense a um ritmo intenso, Pedro Soares alerta para um quadro que está a tornar-se perigoso. “Em 2004, o Relatório do Estado do Ambiente em Portugal colocava grande parte do distrito de Aveiro como os locais mais críticos em relação à erosão costeira. As zonas mais ameaçadas do país eram o troço Espinho-Cortegaça (com um recuo de 3,2 metros/ano), o troço Costa Nova-Vagueira (8,0 m) e a praia do Furadouro (9,0 m). Mais recentemente, um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro alertou que em 30 anos o mar pode avançar 90 metros na costa de Aveiro. Até 2040, podem mesmo desaparecer várias praias entre Cortegaça e Mira. Os dados mostram que nos últimos 50 anos a taxa de recuo nesta zona de costa foi de 1,5 metros por ano, com umas áreas a retrocederem 73 metros e outras 120 metros, como entre Maceda e o Furadouro.”

As críticas são dirigidas também ao tipo de abordagem efetuada em particular com a construção de novos molhes. “As medidas que vários governos têm adotado têm-se revelado dispendiosas mas ineficazes e muitas vezes mesmo erradas. Prova disso mesmo é que apesar das intervenções realizadas, o problema continua a persistir. As estruturas como pontões apenas resolve localmente o problema, com a consequência gravosa de o tornar pior a sul da localização”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®