domingo, 2 de Novembro de 2025  02:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-01-2014

Aveiro: “Grand Central” em sessão dupla de cinema no Aveirense.


Cinema em Aveiro em sessão dupla com exibição de “Grand Central” de Rebecca Zlotowski e “X&Y” de João Costa. “Grand ...

Cinema em Aveiro em sessão dupla com exibição de “Grand Central” de Rebecca Zlotowski e “X&Y” de João Costa. “Grand Central” (2013), longa-metragem francesa, é um drama que tem como cenário uma central nuclear. A história foi inspirada no romance “La Centrale” de Elisabeth Filhol – uma proposta da argumentista Gaëlle Macé - que Rebecca Zlotowski, a realizadora, decidiu concretizar.

O filme conta a história de Gary (Tahar Rahim), um jovem que tenta um emprego sazonal numa central nuclear com o objetivo de fazer dinheiro. Decidido a ganhar ainda mais Gary torna-se num “saltador” – tarefa que implica aproximar-se de zonas onde a radioatividade é maior.

Algum tempo depois cria relações com os trabalhadores e é aí que conhece Karole (Léa Seydoux). Os dois seduzem-se e embrenham-se numa paixão proibida. Quando Gary atinge o limite de radiações, decide mentir para se manter perto de Karole e entra num jogo mortal, em que cada dia passa a ser uma ameaça.

Rebecca Zlotoeski, argumentista e realizadora, cria neste seu segundo filme, uma dicotomia entre o perigo e a urgência de viver. A realizadora ganhou o prémio “Grand Prix” no Cabourg Romantic Film Festival (França) e exibiu o filme em Cannes’13 no qual também teve nomeação.

“X&Y” (2012), curta-metragem portuguesa, é um filme de João Costa - realizador natural da Madeira - que se diz “um apaixonado por imagens em movimento”.

O filme foi vencedor na categoria de curtas do Festival de Avanca e mostra-nos dois personagens centrais que encenam uma história sob a sua própria direção.

“Os Filmes das Nossas Quartas” é uma iniciativa Plano Obrigatório (Associação de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais) em parceria com o Teatro Aveirense e a Câmara Municipal de Aveiro com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Sessão, às 21h30, no Teatro Aveirense.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®