domingo, 2 de Novembro de 2025  02:40
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-01-2014

Aveiro: “Quem não tem o ´cão` das regiões caça com o ´gato` das sub-regiões” - Eduardo Matos.


O Secretário Executivo da CIRA diz que o aprofundamento das políticas intermunicipais vai obrigar o Governo a alterar práticas e leis ...

O Secretário Executivo da CIRA diz que o aprofundamento das políticas intermunicipais vai obrigar o Governo a alterar práticas e leis e a articular ministérios com os poderes descentralizados. A CIRA quer aprofundar modelos de cooperação entre Municípios e dá como exemplo a área dos transportes para considerar que é possível melhorar serviços com menos recursos. Eduardo Matos antecipa um cenário que pode passar pelo aproveitamento do transporte escolar para servir a população em geral.

“Vamos pensar os transportes escolares a uma escala regional porque significa percurso mais sustentáveis e integrados. Isto significa que cada concurso deixe de ser lançado município a município mas alguns alvarás de transportadoras têm que ser alterados. Saíamos da esfera da Educação e vamos para a esfera das Obras Públicas e Transportes. O Primeiro-Ministro e o Ministro Poiares Maduro têm que dar uma mão nisto porque estas pontes dentro do Governo são complexas. Há um caminho a abrir. Isto pode ser melhorado a custos mais baixos articulando os transportes escolares com transportes urbanos e semi-urbanos”.

José Eduardo Matos diz que a afirmação das comunidades intermunicipais é uma forma de contornar a falta de regionalização do país e pode ajudar ao ciclo de desenvolvimento desejado. O secretário executivo da CIRA que assumiu funções no início do ano lembra que o esforço de descentralização é crucial e refere que os países mais centralizadores da Europa são países que estão sob intervenção da Troika.

“Quem não tem o ´cão` das regiões caça com o ´gato` das sub-regiões. É uma aproximação à regionalização sem regiões com escala e dimensão como acontece na Europa. Somos dos países mais centralistas da Europa. Pontaria das pontarias Portugal e Grécia são dos mais centralistas na Europa”, revela José Eduardo Matos em entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir às 19h.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®