domingo, 2 de Novembro de 2025  10:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-01-2014

Aveiro: Filipe Neto Brandão recorda ao Governo limitações na Hematologia Clínica no Baixo-Vouga e alerta para listas de espera.


Filipe Neto Brandão denuncia o que considera a “grave situação nas listas de espera do Centro Hospitalar do Baixo Vouga”. O ...

Filipe Neto Brandão denuncia o que considera a “grave situação nas listas de espera do Centro Hospitalar do Baixo Vouga”. O deputado eleito pelo PS aproveitou a audição ao Ministro da Saúde, ocorrida na última reunião da Comissão Parlamentar de Saúde, para citar a título de exemplo a lista de espera de Hematologia Clínica de cerca de dois anos.

“O país comoveu-se, e bem, com a história de uma paciente que aguardou quase dois anos pela realização de uma colonoscopia para, quando finalmente a realizou, ter sido descoberto que tinha um tumor, tornado inoperável pelo tempo entretanto decorrido. Ora, entre as larguíssimas centenas de doentes que, no Baixo Vouga, estão a esperar 658 dias para a realização dos seus exames hematológicos, quantos virão a ter patologias graves descobertas tarde demais para poderem ser curadas?”, perguntou o deputado aveirense.

Filipe Neto Brandão recordou depois que, há já um ano, expusera ao Ministro Paulo Macedo a grave situação que decorria do Baixo-Vouga - a mais populosa nut III da nut II centro - ter apenas um hematologista ao seu serviço, o que estava a gerar um constrangimento grave às solicitações. Um ano depoia, o deputado diz que “nada foi feito e a situação agravou-se substancialmente”.

Ou seja, um ano depois, nada foi feito e os utentes do Baixo Vouga (a mais populosa nut III da nut II centro), graças aos cortes efetuados na saúde, continuam reduzidos a um único hematologista e a uma lista de espera de dois anos.

“Trata-se de uma situação muito grave e um atentado à saúde dos 400.000 habitantes do Baixo-Vouga”. Como referiu Filipe Neto Brandão, “o SNS não é uma entidade abstrata, existe para servir os cidadãos. Nesta matéria, com esta política, não tem servido. Até quando?”, perguntou.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®