domingo, 2 de Novembro de 2025  02:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-01-2014

País: Greve de estivadores marcada para Lisboa. Figueira pode sentir efeitos da greve.


É o regresso dos estivadores às greves. A greve dos estivadores em Lisboa, que começa a 27 de Janeiro, foi prolongada até 10 de ...

É o regresso dos estivadores às greves. A greve dos estivadores em Lisboa, que começa a 27 de Janeiro, foi prolongada até 10 de Fevereiro, anunciou o sindicato do sector. Os trabalhadores vão parar totalmente no primeiro turno das 8h00 às 17h00, entre 3 e 10 Fevereiro.

No dia 4 Fevereiro, param também duas horas em Setúbal e duas horas na Figueira da Foz, no âmbito de um protesto europeu, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, António Mariano.

Esta nova greve segue-se àquela que o Sindicato dos Estivadores já tinha marcado no Porto de Lisboa para os dias entre 27 de janeiro e 03 de fevereiro, em que irão parar "se forem introduzidos trabalhadores estranhos" ao serviço.

Ambas as greves são uma forma de protesto contra o recurso a novos trabalhadores que o sindicato considera que põe em causa os atuais estivadores, sobretudo depois de 47 terem sido despedidos em 2013.

Segundo os pré-avisos de greve, a que a Lusa teve acesso, o sindicato considera que as empresas de trabalho portuário estão a "habilitar profissionalmente outra mão-de-obra desnecessária ao setor", com vista a substituir os atuais trabalhadores portuários por outros a contratar com condições laborais inferiores, afirmando ainda que essas empresas têm violado de diversos modos a regulamentação coletiva em vigor para o trabalho portuário.

Estas paralisações já motivaram uma carta aberta das três associações de operadores portuários ao Sindicato dos Estivadores que manifestam "enorme surpresa e forte indignação" uma vez que alegam estar a decorrer um processo negocial.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®