domingo, 2 de Novembro de 2025  02:31
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-01-2014

País: Universidades de Aveiro e do Porto apresentam Rede Social para veículos.


As Universidades de Aveiro e do Porto apresentam, esta terça-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, a Rede Social para ...

As Universidades de Aveiro e do Porto apresentam, esta terça-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, a Rede Social para veículos instalada em 500 autocarros, camiões e barcos do Porto e Leixões. Esse momento decorre durante a Conferência Cidades do Futuro. A rede usa uma tecnologia de comunicação com base no WiFi que lhes permite, sem intervenção humana, trocarem entre si informações sobre o trânsito e vias alternativas.

Velocidades e travagens de carros nas proximidades, acidentes, obstáculos e estado das vias são outras das informações registadas e difundidas em rede pelos próprios veículos às quais o condutor acede em tempo real para que possa tomar as melhores opções ao volante. O projeto de cooperação entre as duas universidades vai estar em destaque na Conferência Cidades do Futuro que se realiza esta terça-feira no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto.

“Neste momento estão instalados dispositivos em 400 autocarros da STCP para testes de redes veiculares e recolha de dados que nos permitem ter serviços de gestão de tráfego nas cidades, diminuição dos consumos de combustível e poluição, assim como o desenvolvimento de aplicações para redes sociais que possibilitam ter informação das pessoas e autocarros, publicidade e informação turística”, explica Susana Sargento, investigadora do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e professora no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática daquela academia. Susana Sargento, uma das coordenadoras do projeto, sublinha ainda os dispositivos instalados em “camiões, barcos e rebocadores do porto de Leixões que permitem ligar ente si todos estes veículos de forma a que se possa coordenar toda a informação do porto e toda a logística das operações”.

Susana Sargento aponta que a comunicação entre veículos, que está a nascer na cidade do Porto para o mundo, “vai ligar toda a informação sensorial de veículos e pessoas” e, acrescenta, “também irá permitir que toda esta informação possa ser usada para melhorar a eficiência da cidade a nível dos transportes, serviços e energia”.

A apresentação da sessão de investigadores da UA na Conferência Cidades do Futuro “Porto Living the Future” vai decorrer entre as 11h45 e as 12h45. A sessão dedicada aos trabalhos de investigação da academia de Aveiro na área das Cidades do Futuro terá a presença não só de Susana Sargento mas também de José Maria Fernandes, professor da UA e Investigador do Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro, de Rui Aguiar, professor da UA e investigador do IT, e Luís Brás, investigador do IT.

Texto: UA

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®