domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2014

Ílhavo: Reforma do Mapa Judiciário debatida na Terra Nova.


A reforma do Mapa Judiciário (MJ) é mais um momento de Governação que não olha ao passado e ao trabalho experimental desenvolvido em ...

A reforma do Mapa Judiciário (MJ) é mais um momento de Governação que não olha ao passado e ao trabalho experimental desenvolvido em comarcas piloto.

Para o socialista João Bernardo não é apenas o encerramento de serviços que está em causa mas a "incapacidade do Estado aprender com as experiências que desenvolve".

"Durante um ano houve um debate inconsequente sobre esta matéria. A solução final não altera a proposta inicial. Este MJ ressuscita uma coisa que este Governo fez bem que foi acabar com as questões do 'Distrito' e 'olhar' às NUT´s. Este mapa, no entanto, não avalia as experiências que tinham sido feitas e que estavam em vigor, como a Comarca do Baixo Vouga. A 'justiça' precisa de uma reforma que não a afaste das pessoas", disse.

Neves Vieira, do PSD, considera que a Justiça "deveria reformar-se" porque só assim o País conseguirá "atrair investimento credível". O antigo Presidente da Assembleia Municipal de Ílhavo diz que esta reforma "soa a política para poupar euros". "A Justiça tem de ser reformada. Estas questões dos Tribunais só as entendo numa perspectiva de redução de despesas. Havendo mais despesa do que receita, a consequência são estas decisões de encerrar Tribunais, doa a quem doer. Considero-as decisões avulsas na sequência da ausência de uma reforma efectiva no sector da Justiça. Uma reforma é muito mais do que encerrar as portas a meia-dúzia de Tribunais".

Carla Lima, do BE, fala em mais "uma machadada no País real" com o Estado a afastar-se dos cidadãos. "O Governo estimula o distanciamento dos serviços públicos dos cidadãos por questões financeiras. A população é cada vez menos 'servida' na sequência destas políticas de austeridade". Afirmações feitas no debate realizado na última emissão do programa “Discurso Directo” na Terra Nova.

Com o novo Mapa Judiciário, o Tribunal de Sever do Vouga vai encerrar.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®