domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-02-2014

Aveiro: “Conversão pastoral é imperativo da nova evangelização” - Bispo de Fréjus-Toulon.


D. Dominique Rey desafiou o clero de Aveiro a assumir a "conversão pastoral como imperativo para a nova evangelização". Para o bispo ...

D. Dominique Rey desafiou o clero de Aveiro a assumir a "conversão pastoral como imperativo para a nova evangelização". Para o bispo de Fréjus-Toulon essa conversão deve abranger não só as estruturas paroquiais, mas "deve chegar ao coração dos agentes de pastoral", a começar "por aqueles que tem o múnus de governar".

Nas conferências do terceiro dia das jornadas de formação permanente do clero de Aveiro, o Prelado francês, sempre baseado na experiência pastoral da sua diocese, falou do "despertar das paróquias" e da "diaconia no coração da missão".

Começou por elencar nove lugares para a evangelização dos dias de hoje, destacando a paróquia que, em si mesma, é a "realização local da Igreja universal e diocesana".

Referindo-se a alguns requisitos de uma nova evangelização ao nível das paróquias, D. Dominique Rey acentuou a necessidade do conhecimento do "terreno pastoral", e defendeu a "conversão pastoral das comunidades cristãs" e do "governo pastoral", afirmando que "a conversão dos pecadores apela previamente à conversão dos pastores".

O bispo que foi recentemente nomeado consultor do Conselho Pontifício dos Leigos referiu-se ao "dinamismo eclesial de comunhão", anotando a necessidade do bom acolhimento das pessoas recém chegadas às paróquias e apresentando um esquema composto por círculos inclusivos para organização paroquial. Para o bispo francês esta constituição em "círculos de compromisso" deve levar cada cristão a "evoluir de observador ou consumidor para actor que se responsabiliza pela vitalidade da comunidade".

A terminar, D. Dominique Rey elencou sete características fundamentais para a escolha de responsáveis e líderes pastorais a que chama a "regra dos 7 C": caridade, convicção, coerência, competência, carisma, comunhão e comunicação".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®