domingo, 2 de Novembro de 2025  21:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-03-2014

Dia da Mulher: Estudo do GEMEO conclui que flores e carinho sobem ao topo das preferências em dia de celebração.


Flores e carinho lideram as preferências na Celebração do Dia da Mulher. Um estudo do GEMEO/IPAM vem esclarecer o grau de ...

Flores e carinho lideram as preferências na Celebração do Dia da Mulher. Um estudo do GEMEO/IPAM vem esclarecer o grau de reconhecimento da data e as preferências dos consumidores. Saber que há um Dia da Mulher nem sempre significa que a agenda tem o dia 8 de Março reservado para as mulheres.

Há quem o coloque na categoria dos dias “normais” (31,4%), outros falam em dia de atenção especial às mulheres / dia de homenagem (42,5%) ou até mesmo um dia para celebrar conquistas sociais, políticas e económicas (12%) mas todos concordam que é uma data de referência do calendário das famílias portuguesas. Apesar disso quase metade dos inquiridos não consegue indicar a data correta.

A oferta de flores é mais do que um clássico e continua a corresponder à expectativa das mulheres. O estudo desenvolvido pelo GEMEO/IPAM analisa as vivências dos portugueses e conclui que há um toque clássico nas prendas desejadas e uma adequação aos tempos de contenção financeira.

Já não são apenas os diamantes os melhores amigos das mulheres quando atenção e carinho sobem na escala dos desejos para a celebração do Dia da Mulher.

O estudo indica que os bens materiais são secundarizados e que os afectos ganham terreno na celebração do Dia da Mulher. A maioria das mulheres quer receber flores (48,7%); uma surpresa, atenção e carinho (10,3%); viagens, fim-de-semana romântico ou tratamento spa (9,4%), livros, roupa ou perfumaria.

E ao desejo das mulheres corresponde quem tem intenção de celebrar a data uma vez que as flores estão no topo das preferências de quem oferece (49,8%), deixando a larga distância valores como atenção e carinho (11,5%), perfumaria e cosméticos (10,2%) ou roupa, bijuteria e acessórios (9,8%).

Apesar de considerarem o dia da Mulher como data importante (55,8%) a maioria dos entrevistados (64,2%) que reconhece a data assume não ter a intenção de a celebrar. E se é esmagador o número de entrevistados que conhecem ou já ouviram falar do Dia da Mulher (96,1%), cerca de 51,8% afirmam não saber qual o dia ou então erram na data.

As mulheres apreciam o reconhecimento e colocam a referenciação da data como elemento importante ao ponto de desejarem receber prendas no Dia da Mulher (48,8 % da população feminina entrevistada). As entrevistas revelam que 37,2% dos entrevistados (homens ou mulheres) gostam de oferecer prendas alusivas ao dia da mulher.

Se for analisado pelo prisma do sexo feminino, o Dia da Mulher é um dia de atenção especial (21,4%), dia de homenagem (16%) e um dia para celebrar conquistas sociais, políticas e económicas (15,2%). No universo feminino há 31,5% de entrevistadas que não dá especial importância ao dia.

Para os homens, o Dia da Mulher pode ser sintetizado como dia de atenção especial e homenagem às mulheres (48,3%) contrastando com os 31,2% de entrevistados que o classificam como um dia normal.

O comércio tradicional (48,8%) e os mercados (10,4%) ganham vantagem quanto ao local de compras no Dia da Mulher, facto que estará intimamente relacionado com o tipo de ofertas e com as floristas em plano de destaque.

Os centros comerciais surgem como alternativa para 36% dos inquiridos e as compras online são opção para 2,8% das pessoas que assinalam o dia em particular para as mulheres (4,3%).

O estudo foi desenvolvido junto de 511 indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes em Portugal Continental e Ilhas, entre os dias 20 e 27 de Fevereiro, através de entrevista telefónica.

texto: GEMEO

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®