domingo, 2 de Novembro de 2025  23:29
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-03-2014

Gafanha da Nazaré: “Queremos que nos devolvam o vento com a mesma qualidade que o recebem lá no porto” - Leopoldo Oliveira.


Os cidadãos que dinamizaram o abaixo-assinado em nome de um estudo sobre a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré dizem que a iniciativa ...

Os cidadãos que dinamizaram o abaixo-assinado em nome de um estudo sobre a qualidade do ar na Gafanha da Nazaré dizem que a iniciativa não é feita contra o Porto de Aveiro mas antes a favor de soluções que permitam manter a atividade mas com menos impactos para a qualidade de vida dos cidadãos.

Os populares pedem estudos aprofundados sobre a qualidade do ar e ideias por parte da APA para a mitigação dos efeitos do manuseamento de determinados produtos a céu aberto. Leopoldo Oliveira diz que há meios que podiam ser aplicados.

“Sabemos que as respostas não caem do céu. É preciso ter conhecimento das coisas para a resposta incidir sobre o problema. O que constatamos é a sujidade que nos aparece nas casas e nas roupas. Isso poderia ser minimizado ou anulado se houvesse outros cuidados nas descargas e armazenamento. Para isso não é preciso grandes estudos”.

Os promotores do abaixo-assinado ficam à espera de respostas sobre a avaliação da qualidade do ar e relembra que a compatibilização da qualidade de vida e da operação portuária é possível.

“Os meios que vão ser empregues para chegar às conclusões, isso ultrapassa-nos um pouco porque não somos técnicos. Haverá ao nível da APA meios para aferir da qualidade do ar que respiramos. Não queremos que a APA ponha ali um taipal para que não sejamos afetados pelo vento. Felizmente somos terra de vento mas queremos que nos devolvam o vento com a mesma qualidade que o recebem lá e que não chegue às nossas casas com partículas pretas, amarelas e de todas as cores em função dos materiais manuseados, quanto a nós, de maneira menos correta”.

A resposta da Câmara de Ílhavo já chegou aos promotores do abaixo-assinado e reconhece a iniciativa como válida salientando que faz suas as preocupações dos subscritores sugerindo a necessidade de concretizar novos estudos atendendo ao carácter inconclusivo da informação disponível até ao momento.

Fernando Caçoilo admite que é possível e desejável um acompanhamento “mais proativo e presencial das medidas minimizadoras do manuseamento dos produtos”.

Leopoldo Oliveira regista essa resposta rápida e diz que fica à espera da informação das restantes entidades. “Ficamos à espera de respostas. Já recebemos a da Câmara. Registamos a prontidão. Este pedido não é de a, ou b ou c. é de toda uma população. Afeta todos”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®