domingo, 2 de Novembro de 2025  23:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-03-2014

ISCIA aposta no rigor da formação técnica superior na área da Segurança no Trabalho.


Os estudantes da Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho defenderam, no início deste mês de Março, os seus ...

Os estudantes da Pós-Graduação em Técnico Superior de Segurança no Trabalho defenderam, no início deste mês de Março, os seus projectos finais, concluindo, assim, o curso que lhes dá acesso ao nível de qualificação.

Acreditado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), o curso teve a duração de 540 horas, das quais 120 destinadas à componente prática (estágio).

Todos os estudantes estagiaram ou desenvolveram os seus projectos em empresas da região, "dando origem a trabalhos de qualidade e de pertinência relevantes, nas mais diversas áreas".

A parte prática do curso foi realizada em empresas da região de Aveiro, tendo sido supervisionada por orientadores quer do ISCIA quer das entidades que acolheram os estudantes, com o controlo dos coordenadores de Curso e do Departamento de Segurança e Riscos do ISCIA (DESRI), "o que reforçou não só o rigor necessário à análise e implementação dos projectos como também constituiu uma mais-valia para as empresas".

Os temas defendidos perante um júri assentaram, principalmente, na identificação de perigos, avaliação e controlo de riscos profissionais em diversos sectores e na elaboração de planos de emergência, tendo os estudantes desta Pós-Graduação conseguido definir medidas preventivas e elaborar planos de solução para os mais variados problemas que abordaram, através da aplicação de metodologias e interpretação dos dados recolhidos ao longo do projecto. O balanço, segundo os coordenadores de Curso e do Departamento do DESRI, é "positivo", verificando-se "um crescente interesse pela área da segurança no trabalho, em conjunto com a detecção de deficiências e simultânea recomendação de planos que respondam à prevenção de riscos profissionais".

A área da segurança no trabalho encontra-se em reestruturação e optimização processual, não só alargando a formação especializada a novos sectores até agora não abrangidos (segurança no trabalho em ambientes marítimo-portuários), mas também "aumentando o rigor e a qualidade dos processos formativos, nalguns casos lamentavelmente deficientes".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®