domingo, 2 de Novembro de 2025  18:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-03-2014

Paulo Varela eleito Presidente do Pólo de Competitividade 'TICE.PT'.


Paulo Varela (na foto), em representação do Grupo Visabeira, é o novo Presidente do Conselho Director do 'TICE.PT', um pólo agregador ...

Paulo Varela (na foto), em representação do Grupo Visabeira, é o novo Presidente do Conselho Director do 'TICE.PT', um pólo agregador dos setores das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica, que em conjunto, "representaram em 2012 8% do PIB nacional e oitenta e três mil postos de trabalho directos". Paulo Varela foi o nome escolhido pelas 53 entidades que o 'TICE.PT' agrega numa plataforma para a competitividade, inovação, partilha de experiências e conhecimento, sucedendo a Rogério Carapuça.

“O sector das TICE ocupa uma posição central e de crescente importância nas economias modernas. Este ponto é inegável e irreversível. Portugal deve, portanto, prosseguir a aposta estratégica no desenvolvimento de uma economia do conhecimento, alicerçada na formação, qualificação, investigação e desenvolvimento. Através da criação de valor acrescentado, Portugal irá afirmar-se cada vez mais como uma ‘start up nation’ a nível europeu, num mundo cada vez mais global e competitivo”, refere Paulo Varela. O responsável reforça que a prioridade do TICE.PT passa pela internacionalização e formação de capital humano. “Partindo da forte qualificação nacional no sector das telecomunicações português, o TICE.PT vai prosseguir uma estratégia de internacionalização do sector. Mais do que exportar, a prioridade é internacionalizar. A formação de profissionais altamente qualificados, o fomento do empreendedorismo, bem como o apoio à investigação e desenvolvimento são as chaves para afirmar o cluster português das TICE a nível europeu e mundial”.

Criado em 2009, o 'TICE.PT' envolve actualmente meia centena de entidades, das quais 54% são empresas, 23% pertencem ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e os restantes 23% são Associações. Em 2012, os membros do 'TICE.PT' representam cerca de 15% do sector tice nacional e sete mil postos de emprego directos.

O pólo tem como objectivo cimeiro "construir uma plataforma de concertação que envolva e mobilize os principais actores das TICE nos processos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento, transferência de conhecimento, formação avançada, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e internacionalização".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®