domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
03-04-2014

Estudo prevê inundação da Vagueira



O avanço do mar durante tempestades pode ultrapassar, em 2025, os 11 metros na Barra-Vagueira, sendo as alterações climáticas responsáveis por 15% do problema, segundo o estudo coordenado pela investigadora Luísa Schmidt, no âmbito do projecto CHANGE - Mudanças Climáticas, Costeiras e Sociais - Erosões “Glocais”, Concepções de Risco e Soluções Sustentáveis em Portugal, apresentado ontem.

Segundo a investigadora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, cujo estudo que coordenou teve como objectivo estudar os problemas de natureza social e ambiental na linha de costa, a zona da Barra-Vagueira “é uma das mais vulneráveis do país e uma das mais vulneráveis da Europa”, entre a Ria de Aveiro e o mar.
“Temos susceptibilidade elevada sobretudo na zona da Barra-Vagueira” e, num cenário pessimista, para 2025, há “uma quota máxima de espraio [expansão das águas] de 11,6 metros, que é imenso, e uma quota de inundação 2,5 metros, e [estão] previstos galgamentos”, com o mar a ultrapassar as protecções, disse. Na Costa da Caparica, o nível de inundação atingirá os 2,5 metros, em 2025, e um nível de espraio de 13,7 metros”, acrescentou.
As previsões apontam para a possibilidade do fim do areal da Vagueira e os galgamentos serão mais frequentes. Admite-se, ainda, que até ao final do século as marés vivas em preia-mar provocarão a inundação da Vagueira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®