domingo, 2 de Novembro de 2025  05:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2014

Ovar: “Estado não faz o que devia e impede os proprietários de fazer o que lhe caberia” PCP sobre Baixo-Vouga.


O PCP interpela o governo sobre o que considera a falta de conclusão das infraestruturas na Marinha, em Ovar, e noutras áreas do ...

O PCP interpela o governo sobre o que considera a falta de conclusão das infraestruturas na Marinha, em Ovar, e noutras áreas do Baixo-Vouga lagunar que envolvem 12000 hectares de solo. As questões surgem na sequência da visita do deputado do PCP, João Ramos, à Marinha, em Ovar.

O deputado considera que há “inércia do governo” e o avanço das águas salgadas, a perda de terrenos agrícolas devido à salinização dos solos e a quebra de rendimento dos agricultores é encarado como impacto económico e social negativo.

Além da falta de obras, o PCP associa ainda a degradação às intervenções de afundamento do canal da barra de Aveiro para melhorar o acesso ao porto comercial.

João Ramos diz que essa obra foi facilitando a entrada de água salgada e nota a elevação do nível das marés em cerca de 40 centímetros. “Só na Marinha e na Ribeira já se perderam cerca de 100 hectares de solos produtivos, chegando as águas salgadas cada vez mais longe”.

Culpando o Governo “porque o Estado não conclui a obra do Baixo Vouga”, o PCP classifica como “inadmissível” que o mesmo Estado cobre a taxa de recursos hídricos aos prédios em área de domínio hídrico.

“Na Marinha alguns agricultores, por falta de intervenção pública, constroem defesas, tais como valas e diques, para proteção dos seus terrenos, mas muitas vezes são multados pelo Ministério do Ambiente porque não o podem fazer. Cria-se uma situação em que o Estado não faz o que devia, e impede os proprietários de fazer o que lhe caberia”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®