domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-04-2014

Aveiro: AM unânime contra desqualificação do Centro Hospitalar.


Os Partidos com assento na Assembleia Municipal de Aveiro aprovaram, por unanimidade e aclamação, uma Moção contra a perda de ...

Os Partidos com assento na Assembleia Municipal de Aveiro aprovaram, por unanimidade e aclamação, uma Moção contra a perda de competências do Centro Hospitalar do Baixo-Vouga, rejeitado a classificação no nível I que categoriza as unidades de saúde em Portugal.

Uma posição consensualizada e que permitiu a retirada de Moções apresentadas por PSD e PP num texto que mereceu elogios e que teve como relator o deputado do PCP, Filipe Guerra.

Jorge Nascimento, do Movimento “Juntos por Aveiro”, lembrou que no passado Ribau Esteves defendeu a conquista de um hospital central e desafiou o autarca a fazer valer o peso político que alguns lhe atribuem. “Faça valer o seu peso político ou o peso que alguns dizem ter”.

Paulo Marques considera que importante é “realçar a disponibilidade que os partidos demonstram” tratando-se de “uma preocupação que ultrapassa o momento e os partidos”.

Marques Pereira, do PS, valorizou o entendimento. “É um sinal positivo que em Aveiro as forças políticas tenham conseguido esforço de concertação em matéria relevante”.

Manuel Prior, do PSD, lembra que o debate não pode ser feito isolando peças do CH. “Agora não há hospital de Aveiro, de Águeda e de Estarreja. Há Centro Hospitalar. Pensamos, no PSD, que a ligação entre o CH e a Universidade tem que ser a diferente”.

Ribau Esteves manifestou-se agradado com a aprovação. “Realçar o resultado da operação. E valorizar o conjunto de posições. O texto é útil dada a objectividade. Ninguém por mais poderoso consegue tudo. Temos que envolver parceiros: autarquias, Universidade e Governo. Temos que funcionar em rede com hospitais de nível III ou IV e, no mínimo, queremos o nível II”.

Nogueira Leite, presidente da AM, salienta que a defesa do SNS não se faz apenas com reclamação de mais dinheiro. “Sou a favor de um bom SNS mas isso não significa ter mais gastos se as melhores práticas forem adotadas. A despesa como métrica de qualidade é um erro”.

O BE decidiu manter uma moção em defesa do centro hospitalar e contra cortes na saúde. Ivar Corceiro assume que se trata de uma moção contra o sub-financiamento. “O BE decidiu manter a sua moção porque o desinvestimento em saúde é para reduzir o SNS a uma miniatura. Nos 40 anos de 25 de Abril podemos dizer que houve uma conquista grande que democratizou a saúde que agora se perde”.

A Moção do BE foi chumbada com 4 votos a favor (BE, PCP e dois Juntos por Aveiro), 12 abstenções (10 do PS e 2 independentes) e 20 votos contra (PSD e CDS).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®