domingo, 2 de Novembro de 2025  21:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2014

José Luciano de Castro evocado em Oliveirinha.


O Instituto Superior de Formação José Luciano de Castro e a Junta de Freguesia de Oliveirinha (na foto) promovem, este sábado, uma ...

O Instituto Superior de Formação José Luciano de Castro e a Junta de Freguesia de Oliveirinha (na foto) promovem, este sábado, uma sessão solene evocativa da vida e da obra de José Luciano de Castro (1834-1914).

Em foco a vida e a obra do advogado, jornalista e político proeminente dos últimos tempos da monarquia, nascido em Oliveirinha (Aveiro).

A homenagem, que o Instituto JLC e a Junta de Freguesia de Oliveirinha decidiram promover, em parceria, faz parte do programa das comemorações do centenário da morte de José Luciano de Castro, que o Município de Anadia lidera, e coincide com o 165.º aniversário da Freguesia de Oliveirinha.

António Carvalho, do Instituto José Luciano de Castro, lembrou, em entrevista à Terra Nova, que a transição para a República deixou Luciano de Castro no esquecimento. "Desempenhou funções governativas nacionais durante 55 anos. Desde Primeiro-Ministro a outras 'pastas'. Marcou a vida nacional, sobretudo os últimos anos da Monarquia. Foi um homem esquecido porque com a entrada da República todas as praças e ruas com o nome dele, em muitos lugares de Portugal, ficaram sem o nome dele. Esteve ligado ao 'ultimato inglês' que levou a que ele se tivesse demitido de Primeiro-Ministro, portanto, foi um período que não interessava ao Estado Novo divulgar. É um 'filho menor' de Aveiro", referiu.

Imediatamente a seguir à evocação que estará a cargo de Manuel Ferreira Rodrigues, professor da Universidade de Aveiro, e terá lugar na sede da Junta de Freguesia, pelas 17h00, proceder-se-á ao descerramento de uma placa evocativa (17h30), na casa de Oliveirinha onde José Luciano de Castro nasceu. Por último, será inaugurada, na sede da Junta de Freguesia de Oliveirinha (18h00), a exposição itinerante “José Luciano de Castro 1834-1914”, produzida pelo Município de Anadia, que põe em evidência os aspectos mais marcantes do percurso do político aveirense.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®