domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2014

Estarreja: Plano de Emergência Externo do Complexo Químico está em vigor.


Já está em vigor o Plano de Emergência Externo do Complexo Químico de Estarreja. O documento visa a organização da intervenção ...

Já está em vigor o Plano de Emergência Externo do Complexo Químico de Estarreja. O documento visa a organização da intervenção das entidades e recursos disponíveis, com responsabilidade na área da segurança, em situações de emergência que possam ocorrer ou ter influência na área do Município, com origem no Complexo Químico de Estarreja e que extravasem para fora do seu perímetro.

O Diretor do plano é o Presidente da Câmara Municipal que destaca a importância deste documento “face à realidade industrial do concelho”. Diamantino Sabina explica que o plano anterior “já tinha sido claramente ultrapassado por diplomas legais que foram saindo e havia a necessidade de adaptação à realidade legislativa nacional”, sendo uma das exigências a interligação com os demais planos municipais, como o Plano Diretor Municipal.

O PEEE constitui uma ferramenta de resposta a situações de acidente químico, nomeadamente acidentes industriais graves e transporte de matérias perigosas. Permite identificar riscos e vulnerabilidades mais significativos presentes no território, inventariar os meios e recursos disponíveis para fazer face a uma situação de emergência e organizar a resposta, através da definição das estruturas de direção, comando e controlo e das missões atribuídas a cada entidade.

Hoje, “temos um plano equilibrado e aprofundado”, salienta o Presidente do município estarrejense, tendo em vista “uma Proteção Civil capaz e preparada para qualquer eventualidade!”.

O Complexo Químico dista a cerca de 3 km em linha reta da Cidade de Estarreja. É neste complexo industrial que se encontram as quatro empresas no Setor da Química de Base objeto de estudo no plano, sendo elas a AR LÍQUIDO, CIRES, CUF e DOW.

De forma a testar a eficiência dos procedimentos de atuação em caso de ser necessária a ativação do PEEE, a autarquia pretende realizar um simulacro de ordem operacional, envolvendo missões no terreno para avaliar as disponibilidades operacionais e capacidades de execução das entidades envolvidas.

Refere o edil que “a aprovação do Plano de Emergência Externo obriga a que se leve a efeito um exercício no prazo de 6 meses. Pretendemos fazê-lo com escala significativa de forma a pôr em prática os meios de emergência disponíveis nos mais variados cenários de acidente químico”. O objetivo principal do exercício é ensaiar e testar os meios de alerta e verificar a eficiência da coordenação entre o SMPC e os meios de emergência dos estabelecimentos abrangidos.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®