domingo, 2 de Novembro de 2025  16:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-05-2014

Filipe Neto Brandão questiona Ministro da Saúde sobre futuro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.


O Deputado do PS, eleito por Aveiro, Filipe Neto Brandão questionou o Ministro da Saúde sobre futuro do Centro Hospitalar do Baixo ...

O Deputado do PS, eleito por Aveiro, Filipe Neto Brandão questionou o Ministro da Saúde sobre futuro do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Filipe Neto Brandão dirigiu hoje um conjunto de perguntas a Paulo Macedo, confrontando aquele responsável pela pasta da Saúde com o "processo de revisão de idoneidades e capacidades formativas do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV)", solicitado pela Ordem dos Médicos aos colégios das diferentes especialidades, porquanto, o CHBV terá chegado a um grau de “desorganização” que o terá tornado "inapto para a formação de especialistas".

“A confirmar-se essa inidoneidade formativa, o CHBV, para além do mais, poderá perder perto de um terço dos seus actuais clínicos, o que agravará sobremaneira a situação já de si grave do CHBV, tornando-a manifestamente insustentável”, refere o parlamentar socialista que cita ainda declarações de Carlos Cortes, Presidente da Secção Regional da Ordem dos Médicos, segundo o qual o Hospital de Aveiro será mesmo, presentemente, “o exemplo do pior que está a acontecer nos nossos Hospitais”, responsabilidade que, como aquele responsável da OM refere, impende sobre o Ministério da Saúde, uma vez que “deixa a situação arrastar-se”.

Filipe Neto Brandão, depois de aludir às “manifestações públicas de desagrado” da Associação de Utentes e da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com o modo como vem funcionando o CHBV, faz também referência à “Carta Aberta ao Ministro da Saúde”, subscrita por vários “antigos médicos do Hospital de Aveiro (Hospital Infante D. Pedro)”, feita com o propósito de apelar “ao poder político responsável pela nomeação dos actuais dirigentes da instituição” e onde se denuncia a existência de um (mau) ambiente, sem precedentes, no Hospital, para perguntar ao Ministro da Saúde se “está em condições de garantir que a idoneidade formativa do CHBV é adequada e não irá sofrer nenhuma degradação, mantendo assim o número de internos ali actualmente em formação ou até, eventualmente, reforçando esse número?”.

O Deputado quer também saber “qual a data prevista para a aprovação do Plano Estratégico (PE) do CHBV, uma vez que este permanece, desde a sua implementação há três anos, sem conhecer nenhum PE aprovado?” e, bem assim, “quais as valências que o CHBV irá doravante (após a publicação da Portaria 82/2014) disponibilizar à população do Baixo-Vouga?”.

Nos termos do Regimento da Assembleia da República, o Ministro da Saúde dispõe de um prazo de 30 dias para responder às questões formuladas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®