domingo, 2 de Novembro de 2025  10:26
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-05-2014

Aveiro: António Trabulo vence Prémio Literário Aldónio Gomes.


O Neurocirugião António Trabulo venceu Prémio Literário Aldónio Gomes. A distinção, promovida pela Universidade de Aveiro (UA), ...

O Neurocirugião António Trabulo venceu Prémio Literário Aldónio Gomes. A distinção, promovida pela Universidade de Aveiro (UA), foi anunciada hoje durante o II Congresso Internacional “Pelos mares da língua portuguesa” que está a decorrer no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da academia.

António Trabulo, que iniciou a sua atividade literária em 2003, tem-se dedicado essencialmente à ficção com base histórica. O escritor tem 11 livros publicados, entre os quais a obra “Retornados”, que lhe valeu em 2009 o Prémio de Ficção “Fialho de Almeida” atribuído pela Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

O júri, constituído por Carlos Morais (presidente e director do DLC), Madalena Pinheiro (em representação da Câmara Municipal de Aveiro), Gracinda Martins e Conceição Lopes (em representação da Reitoria) e Ana Margarida Ramos e Isabel Cristina Rodrigues (em representação do Departamento de Línguas e Culturas) justificou a entrega do prémio a António Trabulo tendo em conta que “Ofício de Contar” integra um conjunto de contos que surpreendem o leitor e o deixa imerso na descoberta dos segredos que moram nos seus contos”.

Salienta o júri que “o prazer de ler mistura-se com o prazer da leitura”. O tempo, a existência humana, mais ou menos fragmentada, o envelhecimento e a ruína, mas também as relações humanas, as rotinas, a beleza e o quotidiano “religam-se nos textos breves, muitas vezes dialogados, favorecendo a adesão do leitor que é colocado em plena ação, participando nos enredos”. António Trabulo “apanha os nervos das palavras e com eles tece os enredos de contar que o leitor reconta em leitura silenciosamente falante”.

“Este prémio significa um reconhecimento do trabalho literário que venho desenvolvendo há uma dúzia de anos. É sempre bom receber um alento novo para produzir mais e melhor. Mesmo aos setenta, julgo que existe certa margem de progressão”, congratulou-se António Trabulo, admirador dos mestres do conto Erskine Caldwell, John Steinbeck, Ernest Hemingway, Anton Chekhov e Jorge Luís Borges.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®