domingo, 2 de Novembro de 2025  21:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-06-2014

'Não temos mirtilo a mais. Sever continuará a ser a capital nacional do mirtilo' - António Coutinho.


"Dificuldades pontuais no escoamento do mirtilo" não significam crise para o sector. O Presidente da Câmara de Sever do Vouga explicou, ...

"Dificuldades pontuais no escoamento do mirtilo" não significam crise para o sector.

O Presidente da Câmara de Sever do Vouga explicou, hoje, que as notícias vindas a público sobre a quebra nos preços e o excesso de produção com a decorrente dificuldade no escoamento estão "relacionadas com estratégias comerciais".

António Coutinho considera, mesmo, que é necessário aperfeiçoar a capacidade de gestão neste tipo de negócio e reduzir os riscos de estratégias especulativas. "Não temos fruto a mais. Isso está provado", sublinhando que "produzimos muito pouco para aquilo que o mercado exige. Temos é de trabalhar na escolha de novos mercados e na preparação dos mercados actuais. Houve demora no escoamento do produto. Os produtores 'jogaram' com os preços e guardaram o produto. Isso foi um risco. Não quiseram negociar o mirtilo antes, na expectativa de conseguir um preço melhor e depois não o conseguiram vender", disse, adiantando que "temos aqui empresas, que, em contrapartida, estão a duplicar as vendas, comparativamente às do ano passado. Não há alarmismo. Temos compradores para o mirtilo e é preciso estratégia cuidada de vendas, durante cada ano", vincou.

Para António Coutinho é importante continuar a 'afirmar' Sever do Vouga como capital nacional do mirtilo.

"Independentemente de outras terras produzirem mirtilo seremos sempre a capital nacional. A sua produção não é um exclusivo de Sever. Continuaremos a desenvolver técnicas e a acompanhar a produção. O nosso acompanhamento técnico é um sucesso. Aí somos líderes".

Sofia Freitas, directora da AGIM, reforçou a ideia de que "não há excesso de produção". A produção de mirtilo "é a segunda opção nacional", no que diz respeito à fruticultura e "há expectativas criadas relativamente ao futuro, relativamente ao aumento dos projectos. As noticias que apontam para dificuldades no sector não correspondem à realidade. O que produzimos não é considerável, ainda", reafirmou.

A Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial (AGIM) e a Câmara de Sever do Vouga apresentaram esta terça-feira a Feira Nacional do Mirtilo. O certame realiza-se no próximo fim-de-semana em Sever do Vouga. A abertura de portas está marcada para quinta-feira.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®