domingo, 2 de Novembro de 2025  11:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-07-2014

Anadia: Rótulo que dá informação sobre a temperatura do vinho vence concurso de ideias de negócio.


Rotulagem Termocromática vence Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho. É de Anadia o autor do projeto vencedor do Concurso ...

Rotulagem Termocromática vence Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho. É de Anadia o autor do projeto vencedor do Concurso de Ideias de Negócio da Vinha e do Vinho, uma iniciativa do Município de Anadia e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), em parceria com o Curia Tecnoparque.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no encerramento do seminário “Da vinha ao mercado – novos desafios”, na presença do Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.

O projeto vencedor propõe a criação de rótulos termocromáticos para o vinho, ou seja, rótulos cuja tonalidade varia em função da temperatura do vinho, permitindo saber quando é que o vinho atinge a temperatura ideal para consumo.

O autor desta ideia de negócio, Tiago Mouta, de 34 anos, licenciado em Engenharia do Ambiente e residente em Aguim, explicou que “o rótulo forneceria toda a informação ao consumidor ou escanção, permitindo que estes saibam quando um vinho, ou espumante vinho, está pronto a ser consumido nas suas condições ideais, por forma a maximizar as suas propriedades gustativas”.

Na ocasião, Tiago Mouta recebeu das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Belém Correia Cardoso, e do Presidente do IPC, Rui Jorge da Silva Antunes, um prémio monetário no valor de 2500 euros.

Ao vencedor será atribuído um outro prémio, no mesmo valor, correspondente a um ano de serviços de incubação, caso crie uma empresa até final de 2014 e a instale na Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque.

Tendo avaliado os projetos em função da sua viabilidade, criatividade e inovação, bem como do perfil dos seus promotores e da qualidade da candidatura, o júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa.

Esta distinção foi para Vítor Sousa, engenheiro agropecuário residente na Mealhada, que sugeriu a “limpeza” das vides dos terrenos dos viticultores bairradinos (ou seja, dos restos dos sarmentos das videiras, que resultam da poda) e a transformação deste material, que representa um custo para os agricultores, em biomassa.

Esta poderá, a posteriori, ser utilizada como combustível, nomeadamente nos fornos dos restaurantes da região da Bairrada, ou servir para o fabrico de "pellets" e, desta forma, ter utilização no mercado doméstico.

No termo do prazo para a entrega das candidaturas, foram contabilizadas mais de quatro dezenas de ideias recebidas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®