domingo, 2 de Novembro de 2025  21:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-07-2014

Murtosa invadida por centenas de ciclistas europeus.


A região do Baixo Vouga é a região do país onde mais pessoas andam regularmente de bicicleta, oito vezes mais do que a média ...

A região do Baixo Vouga é a região do país onde mais pessoas andam regularmente de bicicleta, oito vezes mais do que a média nacional.

É para reforçar este facto que a Universidade de Aveiro (UA), em cooperação com outras entidades, lançou ontem a Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave.

Sabe-se que é na sub-região do Baixo-Vouga que, em Portugal, mais pessoas andam regularmente de bicicleta, "um valor oito vezes superior à média nacional". Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, Murtosa, palco da apresentação pública da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, é o Concelho com maior número de utilizadores de bicicleta em termos relativos.

Ílhavo, Aveiro, Estarreja, Ovar e Murtosa são os cinco Concelhos "com maior valor" em termos absolutos.

A apresentação da Plataforma Tecnologica esteve integrada na X Semana Europeia de Cicloturismo, que começou no sábado e que decorrerá até ao próximo domingo. Reúne cerca de 1300 cicloturistas, oriundos de vários pontos do Continente Europeu.

António Pinto é praticante de BTT e ciclismo. "Faço muitas amizades, conheço trilhos novos e melhoro a minha saúde", disse. "A questão da mobilidade é importante. Tiro daí muitas vantagens até em termos económicos. Esta região tem muitos 'ciclistas'. As rotas 'oferecidas' são bem pensadas e retratam a beleza desta região", vincou este participante na 10.ª edição Europeia de Cicloturismo.

A adesão ao evento foi forte. Participam na iniciativa ciclistas de toda a Europa. "Está aqui muita gente oriunda de 12 países. Adoram os percursos e a paisagem. Foram bem acolhidos. Fazem campismo ou estão nos hotéis locais. Estão muito satisfeitos e percorrem todas as distancias propostas com vontade. Visitam monumentos e espaços culturais na região", confirmou Rosa Almeida, membro da organização da Semana Europeia de Cicloturismo.

A iniciativa é promovida pela União Europeia de Cicloturismo e pela Aliança Internacional de Turismo, sendo organizada, localmente, pela Câmara Municipal da Murtosa em parceria com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e a Associação de Utilizadores da Bicicleta.

A bicicleta que "pode ser um dos motores para a recuperação da economia regional", destacou Joaquim Baptista, Presidente da Câmara, que liderou o pelotão de ciclistas, ontem à tarde, num percurso que ligou o edifício da Câmara à praia da Torreira.

A bicicleta continua em destaque no Plano InterMunicipal de Mobilidade.

A Torreira é o centro logístico da organização, recebendo por estes dias, mais de 360 autocaravanas (na foto) e mais de 100 tendas. No perímetro estão instaladas duas tendas gigantes que albergam o secretariado, um espaço expositivo, um bar e um auditório, onde decorrerão as cerimónias e a animação musical nocturna.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®