domingo, 2 de Novembro de 2025  23:24
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-07-2014

Saúde: Utentes revoltados com falta de médicos de família e preocupados com o seu futuro.


"A situação nos Centros de Saúde é cada vez mais grave faltando médicos de família em número suficiente para prestar os cuidados ...

"A situação nos Centros de Saúde é cada vez mais grave faltando médicos de família em número suficiente para prestar os cuidados de saúde necessários à população". A denúncia partiu da Comissão de Utentes de Saúde de Aveiro que esteve hoje de manhã à porta do Centro de Saúde, na Glória.

Ouviram as preocupações e lamentos dos utentes e falam numa "situação grave".

"Há falta de recursos humanos, em particular médicos e materiais de saúde", disse à Terra Nova, Catarina Oliveira, representante da Comissão.

"Muitos doentes não tem médico de família, nem conseguem receitas médicas. Os médicos reformam-se ou vão de férias e não são substituídos". Os utentes "não vêem a 'luz ao fundo do túnel'. Sentem que a situação vai continuar a piorar e estão preocupados e revoltados. Em alguns casos as pessoas ficam assustadas", disse Catarina Oliveira.

Vários utentes queixaram-se de atrasos nas consultas e denunciaram o facto de terem deixado de ter médico de família. "Não compreendo esta situação e nem uma receita me passam, o que vou fazer?", perguntou uma utente. "Dizem-me que a médica se reformou e que estão há quatro meses para a substituírem, é inadmissível", referiu.

Outro utente, um idoso, disse que a sua carta de condução caduca em Agosto e "ali disseram-me que tive seis meses para tratar da carta, mas, eu ia adivinhar que a minha médica de família se ia reformar?", agora "dizem-me para ir a um Hospital privado para ir buscar o certificado médico, e dinheiro para isso?", perguntou, preocupado.

"Então não substituem os médicos? Paguei para a Segurança Social durante 40 anos e agora mandam-me para o privado? As pessoas não tem médicos de família, as consultas estão muito atrasadas, Quem se lixa é o Zé", atirou, à porta do Centro de Saúde da Glória, em Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®